Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
15/09/2005
< O Painel de Tarefas do Office >

A partir da versão “Office XP” os aplicativos deste pacote passaram a incluir o “Painel de tarefas”, um painel sensível ao contexto que em geral se situa junto à borda direita da janela do aplicativo. Expliquemos: o “em geral” está aí porque, movendo-se o ponteiro do mouse até o pequeno retângulo assinalado no canto superior esquerdo do painel e premindo-se o botão principal, ele pode ser arrastado para qualquer das bordas ou pode flutuar (inclusive no segundo monitor, para quem trabalha com dois monitores, o que torna o painel de tarefas especialmente útil já que permanece funcional e libera o espaço que normalmente ocuparia na janela do aplicativo). E “sensível ao contexto” significa que o aspecto do painel muda de acordo com a tarefa que está sendo executada.

Clique e amplie...
Figura 1

Imediatamente após o aplicativo ser carregado, o painel de tarefas assume o aspecto “Ponto de partida” da Figura 1 (versão Office 2003), pronto para executar as funções mais comuns após a carga de um aplicativo: criar um novo documento, abrir um documento existente (para o que o painel exibe a lista dos últimos documentos editados) ou efetuar uma pesquisa no sistema de ajuda (por exemplo: experimente pesquisar a expressão “painel de tarefas”). Além de oferecer atalhos (“links”) para conectar-se ao sítio do MS Office, obter notícias sobre o aplicativo em uso e coisas que tais (mas a apresentação desses atalhos pode ser inibida; para isto, clique na entrada “Ajuda do [aplicativo]” no menu Ajuda para fazer o próprio painel de tarefas assumir o aspecto de “Assistência”, clique no atalho “Configurações de Conteúdo Online” do grupo “Consulte também” na base do painel e desmarque a caixa correspondente).

Clique e amplie...
Figura 2

Sendo sensível ao contexto, o painel muda de aspecto conforme a tarefa que está sendo executada. Se você seguiu as instruções acima para inibir os atalhos, viu que imediatamente após acionar a entrada “Ajuda do [aplicativo]” do menu “Ajuda” o painel alterou seu aspecto para “Assistência”. E se acionar a opção “Clip-art” da entrada “Imagem” do menu “Inserir”, verá o painel mudar para a apresentação “Clip-art”. Mas você não precisa ter tanto trabalho para mudar o aspecto do painel: basta clicar na pequena seta triangular apontada para baixo situada perto da extremidade direita da barra título do painel para abrir o menu exibido na Figura 2 e clicar sobre a entrada correspondente a um dos aspectos que o painel de tarefas pode assumir. Os principais são: “Ponto de partida”, “Ajuda”, “Resultados da Pesquisa” (que mostra os resultados da última pesquisa realizada), Clip-art (que permite escolher um objeto da coleção de “clip-art” do Office para inserir no documento), “Pesquisar” e “Área de transferência” (que mostra um conjunto dos últimos objetos copiados para a área de transferência, ou “clipboard”). Basta clicar sobre qualquer um deles para alterar o aspecto imediatamente. E se você clicou por engano na caixa que fecha a janela, imediatamente ao lado da seta, e o painel de tarefas desapareceu, não se avexe: execute a combinação de teclas Ctrl+F1 que ele reaparecerá (esta combinação atua como um comutador, fazendo o painel desaparecer e reaparecer ao ser acionada em seqüência). Além desses seis aspectos principais, há outras entradas do menu de contexto do painel de tarefas muito úteis, como “Estilos e Formatação” e “Revelar formatação”. Experimente-as. Provavelmente uma delas ainda lhe será de grande valia.

Se você navegou entre os diversos aspectos do painel de tarefas e deseja retornar a um dos estágios anteriores, não precisa recorrer ao menu. Pode clicar nas setas apontando para a esquerda (retornar) ou direita (prosseguir) imediatamente abaixo da barra título, ou para o ícone em forma de casa, que o levará sempre de volta ao ponto de partida.

Eu conheço usuários do Office que desenvolveram uma antipatia à primeira vista com o Painel de tarefas e simplesmente inibem sua inicialização (Menu “Ferramentas”, entrada “Opções”, aba “Exibir”, desmarcar a caixa “Painel de tarefas de inicialização”). Se você é um desses, experimente-o durante algum tempo. Afinal, ele foi concebido para facilitar sua vida. Quem sabe você não descobre que ele ajuda mais que atrapalha?

B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]