Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
20/10/2005
< Trocando letras >

Antigamente, nos tempos do DOS e das primeiras versões de Windows (mais especificamente, até Windows 98), os designadores (ou “letras”) dos drives eram atribuídos pelo sistema e não havia como alterá-los.
A regra era rígida e não admitia exceções. Os designadores “A” e “B” eram (e até hoje são) reservados para os drives de disquete. Os demais, de “C” em diante, eram usados para discos rígidos e suas partições – e mais tarde para os drives de CD e DVD e dispositivos de armazenamento removíveis. Com o advento do padrão IDE e suas duas controladoras, cada uma recebendo um HD “master” e um “slave”, a distribuição começava pelo master da controladora primária, seguindo para o slave desta mesma controladora e master e slave da controladora secundária, sempre nessa ordem. Quando havia partições, a mesma ordem era mantida para as partições primárias e, somente depois de designada a última partição primária, os designadores eram distribuídos para as estendidas, começando da partição estendida do master da controladora primária. E não havia como mudar isso.
Naqueles dias, quando se tinha um único disco rígido (obrigatoriamente o master da controladora primária) dividido em duas partições, uma primária e uma estendida, a primária recebia o designador “C” e a estendida o “D”. Mas se fosse acrescentado um novo disco rígido com uma única partição (que então seria obrigatoriamente primária), ele “roubaria” o designador “D” da partição estendida do drive antigo, que passaria então a receber o designador “E”. Se tudo isso lhe pareceu complicado (e talvez seja mesmo), guarde apenas dois pontos. Primeiro: antes de Windows 2000 e XP, os designadores das unidades de disco eram atribuídos pelo sistema sem interferência do usuário. Segundo: quando se acrescentava um novo drive os designadores poderiam mudar e o usuário não tinha como fazer com que suas unidades de disco recuperassem a “letra” anterior. O que gerava tantos inconvenientes que havia até programas especializados em mover aplicativos entre unidades ou alterar referências para resolver os problemas disso resultantes.
Pois a partir de Windows 2000 esse problema acabou. Tanto nessa versão quanto na XP você pode escolher o designador que melhor lhe aprouver para qualquer de seus discos, seja ele rígido, drive de CD ROM ou DVD ou qualquer outro tipo de armazenamento.

Clique e amplie...
Figura1: CLique sobre para ver maior...

Você tem acesso à  ferramenta que lhe permite essa proeza através do objeto “Ferramentas administrativas” que se aninha no Painel de Controle. Abra-o, procure pela entrada “Gerenciamento do computador” em seu painel direito e clique nela para abrir a janela correspondente. Procure pela entrada “Gerenciamento de disco” (situada no ramo “Armazenamento” da árvore hierárquica do painel esquerdo) e clique nela. A janela assumirá um aspecto semelhante ao mostrado na figura (dependendo, naturalmente, de quantos dispositivos de armazenamento estejam conectados a seu micro).

Clique e amplie...
Figura2

Para alterar a letra de uma unidade basta clicar com o botão direito sobre ela em quaisquer dos dois painéis do lado direito e acionar a entrada “Alterar letra de unidade e caminho”. Isso fará se abrir uma nova janela com três botões, “Adicionar”, “Alterar” e “Remover”. Clique no botão “Alterar” e, na nova janela que então se abre, escolha um dos designadores disponíveis clicando na seta para baixo que aparece ao lado da caixa “Atribuir a seguinte letra de unidade”. Depois saia confirmando em OK. É simples assim.
Um lembrete: se você quiser comutar o designador de duas unidades, digamos, “D” e “E”, primeiro atribua a uma delas um designador qualquer (digamos mude o “D” para “Z”) depois altere o designador da outra (de “E” para “D”, que agora estará disponível) e em seguida altere novamente o nome da primeira (de “Z” para “E”). E não mais se aborreça com o sistema quando ele atribuir a letra “errada” para seu disco. Não gostou? Troque...

B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]