Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
27/10/2005
< Facilitando acesso a programas >

Há programas que se usa só de vez em quando. Há outros que são usados freqüentemente. É claro que todo usuário experiente fará o possível para facilitar o acesso a estes últimos.

Há várias formas de fazer isso. A mais óbvia, mas nem por isso mais prática ou eficiente, é criar atalhos dos executáveis na própria Área de Trabalho. Assim eles ficam sempre à mão e para lançar o programa basta clicar sobre o atalho. O problema é que quando se começa a trabalhar, abrindo janelas sobre janelas na Área de Trabalho, os atalhos desaparecem sob as janelas dificultando o acesso.
Outra forma é colocar os programas mais usados no topo da lista de entradas da opção “Todos os programas” do menu Iniciar. É fácil e não exige habilidade nem conhecimento. Basta abrir a lista clicando sobre “Todos os programas” no menu Iniciar, mover o mouse para cima da linha correspondente ao programa que se deseja levar para o topo, clicar com o botão principal e arrastar a linha até a posição desejada. Mediante este expediente pode-se ordenar a lista de programas de acordo com qualquer critério.

Figura1

Porém talvez a forma mais eficaz de facilitar o acesso aos programas usados mais freqüentemente seja criar atalhos para eles na barra “Inicialização rápida”, aquele trecho da barra de tarefas que normalmente se situa imediatamente à direita do botão “Iniciar” (se ela não aparece, clique com o botão direito em qualquer ponto vazio da barra de tarefas, acione a entrada “Barras de Ferramentas” do menu de contexto que então se abre e clique sobre a opção “Inicialização rápida”; e se ela aparece, mas em um local diferente, mova o ponteiro do mouse para a barra tracejada de sua extremidade esquerda e arraste-a para o ponto da Barra de Tarefas que melhor lhe aprouver). Para incluir um atalho na barra “Inicialização rápida”, basta criá-lo na Área de Trabalho e arrastá-lo para lá (depois, se desejar, simplesmente arraste para a lixeira o atalho da Área de Trabalho). Para lançar o programa, basta clicar sobre seu atalho na barra “Inicialização rápida”.
Mas há ainda uma outra forma, quase tão prática e cômoda como esta última e para a qual pode-se apelar sempre que a barra “Inicialização rápida” ficar demasiadamente congestionada. Repare na figura que mostra meu menu Iniciar. No painel direito, o conjunto clássico de entradas (que pode ser personalizado incluindo ou excluindo algumas delas clicando com o botão direito no botão “Iniciar” da Barra de Tarefas, passando para a aba “Menu Iniciar” e clicando no botão “Personalizar”). No painel esquerdo, lá embaixo, a entrada “Todos os programas”, acima dela a lista dos últimos programas abertos e, no topo, um conjunto de quatro entradas: Internet Explorer, Outlook Express, o excelente Fireworks da Macromedia e o Paint Shop Pro, programas que uso com grande freqüência para produzir ou editar ilustrações e capturar telas. Como eles foram parar lá?

Coisa mais simples não há... Basta clicar com o botão direito sobre qualquer ícone de programa ou atalho para programa, em qualquer local (ou seja: qualquer ícone de arquivo executável ou atalho para arquivo executável que possa ser encontrado em qualquer pasta, na área de trabalho ou em qualquer janela de “Meu Computador”, Windows Explorer ou até mesmo na própria barra “Inicialização rápida”) e, no menu de contexto que então se abre, escolher a entrada “Fixar no menu Iniciar”. A entrada correspondente aparecerá imediatamente junto às demais, no topo do painel esquerdo do menu Iniciar.

Arrependeu-se e deseja remover a entrada de lá? Não se aflija: clique com o botão direito sobre ela e acione a entrada “Remover desta lista” de seu menu de contexto.

Um expediente danado de simples mas que pode facilitar tanto nossa vida...

B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]