Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
10/11/2005
< Propriedades dos Favoritos >

Há coisas em Windows e seus programas cuja existência nem desconfiamos embora passemos frequentemente a seu lado. É como se elas fossem propositalmente escondidas à espera de um dia serem descobertas.
Por exemplo: quantas vezes você abre o menu “Favoritos” de seu Internet Explorer e clica em uma de suas entradas para visitar seus sítios preferidos? Aposto que faz isso com alguma freqüência. Agora, diga-me lá: em alguma delas você porventura acionou a entrada “Propriedades” do menu de contexto de seus favoritos?
Pode ser que eu me engane, porém a reação mais provável da maioria dos leitores há de ter sido “Que menu de contexto? Que propriedades?”. Se a sua foi diferente e você conhece as “Propriedades” de seus Favoritos, há de ter sido a exceção que confirma a regra e merece os parabéns. Mas atenção: não me refiro à janela “Organizar favoritos”, que provavelmente a maioria de vocês conhece. Me refiro às suas “Propriedades”. Que esconde algumas informações bastante úteis e dá de brinde a possibilidade de criar um atalho de teclado para visitar o sítio.
Expliquemos melhor. Abra seu menu “Favoritos” e, em vez de clicar com o botão principal (geralmente o esquerdo) sobre um dos nomes da lista como de hábito, clique com o outro botão e repare no menu de contexto que se abre. Ele traz uma série de entradas que talvez um dia venhamos a explorar. Hoje, porém, nosso interesse se volta para a última delas, “Propriedades”. Clique nela (incidentalmente: o mesmo procedimento vale para a lista de favoritos que aparece no painel direito da janela “Organizar favoritos”).
Isso fará se abrir a janela “Propriedades de [nome do atalho]” na aba “Documento da Web”. Já voltaremos a ela. Antes, passemos para a outra aba, a “Geral”. No meio de um monte de informações de duvidosa serventia (como o espaço em disco ocupado pelo atalho...) há algumas interessantes: data e hora de criação da entrada no menu “Favoritos”, da última alteração e do último acesso ao sítio correspondente. As duas primeiras têm um interesse mais histórico do que prático. Mas a última pode ser de extrema utilidade. Se um dia você precisar saber qual foi a última vez que visitou um sítio que está em sua lista de favoritos, já sabe onde encontrar esta informação.
Agora, voltemos a aba “Documento da Web”. Um de seus itens é apenas informativo: o número de vezes que você visitou o sítio. Mas os outros três podem ser alterados.

Figura 1


O primeiro é o URL do sítio. Talvez você esteja se perguntando por que razão haveria de querer alterar este dado, já que trata-se justamente do endereço de um de seus sítios favoritos. Mas se a entrada corresponde a um daqueles sítios que o joga para uma página de onde você é automaticamente redirecionado para outra, essa caixa pode vir a lhe ser útil: entre nela com o URL da página destino e poupe alguma perda de tempo.
O segundo é o ícone. Trata-se do ícone do Favorito, aquele pequenino que aparece à esquerda de sua entrada na lista de favoritos. Alguns sítios criam um ícone especialmente para isto. Outros não, e nesse caso ali aparece o ícone padrão do IE. Se você quiser alterar este ícone, agora já sabe como.

Figura 2


Mas o mais importante ficou para o final: a entrada “Tecla de atalho”. Na caixa de entrada de dados correspondente provavelmente consta a palavra “nenhum”, a situação padrão. Mas se você desejar pode criar um atalho de teclado que o levará diretamente ao favorito. Basta clicar com o mouse no interior da caixa de entrada de dados, onde consta a palavra “nenhum”, e premir qualquer tecla, seja ela um caractere, número ou sinal, inclusive do teclado numérico. Imediatamente a caixa será preenchida com “CTRL+ALT+[TECLA]”. Para visitar o sítio correspondente, basta acionar esta combinação de teclas a qualquer momento, esteja ou não o Internet Explorer aberto. Porque se não estiver, abrir-se-á ao acionar o atalho e o sítio será carregado. Um negócio simples que facilita muito nossas visitas aos sítios mais freqüentados.

B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]