Você já deve ter reparado na entrada “Documentos recentes” do  menu Iniciar (se ela não é exibida, já veremos como fazê-la aparecer) que  mostra a lista dos documentos que você abriu mais recentemente. A idéia é  facilitar sua vida partindo do princípio que se você abriu um documento, é  grande a probabilidade de que volte a abri-lo no futuro próximo. Então os  documentos mais recentemente abertos permanecem sempre ao alcance de dois  cliques de mouse, os mais antigos da lista sendo substituídos pelos mais novos.
Tem gente que gosta disso, tem gente que não gosta e tem até  gente que gosta mas preferiria que a lista dos documentos abertos não ficasse  disponível para sempre. Pois esta dica satisfaz a todos os gostos.
Se você tem razões para não desejar que a lista dos  documentos que vai abrindo na medida que usa seu micro permaneça ali no menu  Iniciar, quem sabe ao alcance de olhos indiscretos, pode inibir que os  documentos sejam arrolados. Para isto, basta clicar com o botão direito do  mouse sobre o menu Iniciar e escolher a entrada “Propriedades”. Isso fará se  abrir a janela “Propriedades da Barra de tarefas e do menu Iniciar”. Verifique  se o botão Menu “Iniciar” está marcado e clique no botão “Personalizar” à sua  direita para abrir a janela “Personalizar o menu iniciar”, que se abre por  padrão na aba “Geral”. Para inibir a listagem dos documentos abertos, passe para  a aba “Avançado” e desmarque a caixa “Listar documentos abertos mais  recentemente”, situada próximo ao pé da janela. Incidentalmente: se seu menu  Iniciar não exibe a entrada “Documentos recentes”, o caminho para fazê-lo  exibir é justamente marcar esta caixa. A ação somente se completará depois que  você fechar a janela “Personalizar o menu Iniciar” e clicar no botão “Aplicar”  da janela “Propriedades...”.
Por outro lado, é possível que você ache conveniente manter  atualizada a lista dos documentos recentemente abertos durante o uso normal de  seu micro mas, por razões particulares, pretenda limpá-la depois de haver  aberto um ou outro documento que deseja preservar das vistas alheias. Neste  caso basta seguir o mesmo procedimento acima descrito e, na aba “Avançado” da  janela “Personalizar o menu Iniciar”, clicar no botão “Limpar lista”, situado à  direita, próximo ao pé da janela. Isto limpará completamente a lista dos  documentos abertos recentemente mas continuará listando os que forem abertos  deste ponto em diante.
Pois bem: se você costuma recorrer a este expediente com  alguma freqüência e acha demasiadamente longo o caminho para limpar a lista de  documentos recentes, pode ter à mão um recurso que efetua a limpeza com um  único clique. Basta criar um arquivo de comandos em batelada (de extensão .Bat)  diretamente em sua área de trabalho.
Faça o seguinte: abra o Bloco de Notas (ou qualquer outro  editor de “texto puro”) e crie um arquivo de três linhas, exatamente como  abaixo, respeitando inclusive os espaços:
cd..
cd Recent
echo s| del *.*
Note que depois do “cd” da primeira linha há dois pontos  consecutivos e que o caractere que entra após o “s” da linha final é a barra  vertical (geralmente situada na mesma tecla da barra inclinada conhecida por  “barra de diretório). Assegure-se que o arquivo contenha apenas estas três  linhas e grave-o em sua Área de Trabalho (Desktop) com o nome  “LimpaRecente.Bat”. É importante que ele seja salvo no Desktop e não em  qualquer outra pasta e que sua extensão seja “.Bat” (ou “.bat”) e não “Txt”, a  padrão do Bloco de Notas.
A partir deste ponto, um clique duplo sobre o ícone do  “LimpaRecente” limpará completamente a lista de arquivos recentes de seu menu  Iniciar (este arquivo é uma adaptação do sugerido por Steve Bass no excelente  sítio WorldStart.com).
      
        
          |  | 
        
          | Figura 4 - Clique para ampliar | 
      
      B. 
                Piropo