Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
05/01/2006
< Mantendo ou limpando a lista >
<
“Documentos recentes”
>

Você já deve ter reparado na entrada “Documentos recentes” do menu Iniciar (se ela não é exibida, já veremos como fazê-la aparecer) que mostra a lista dos documentos que você abriu mais recentemente. A idéia é facilitar sua vida partindo do princípio que se você abriu um documento, é grande a probabilidade de que volte a abri-lo no futuro próximo. Então os documentos mais recentemente abertos permanecem sempre ao alcance de dois cliques de mouse, os mais antigos da lista sendo substituídos pelos mais novos.
Tem gente que gosta disso, tem gente que não gosta e tem até gente que gosta mas preferiria que a lista dos documentos abertos não ficasse disponível para sempre. Pois esta dica satisfaz a todos os gostos.
Se você tem razões para não desejar que a lista dos documentos que vai abrindo na medida que usa seu micro permaneça ali no menu Iniciar, quem sabe ao alcance de olhos indiscretos, pode inibir que os documentos sejam arrolados. Para isto, basta clicar com o botão direito do mouse sobre o menu Iniciar e escolher a entrada “Propriedades”. Isso fará se abrir a janela “Propriedades da Barra de tarefas e do menu Iniciar”. Verifique se o botão Menu “Iniciar” está marcado e clique no botão “Personalizar” à sua direita para abrir a janela “Personalizar o menu iniciar”, que se abre por padrão na aba “Geral”. Para inibir a listagem dos documentos abertos, passe para a aba “Avançado” e desmarque a caixa “Listar documentos abertos mais recentemente”, situada próximo ao pé da janela. Incidentalmente: se seu menu Iniciar não exibe a entrada “Documentos recentes”, o caminho para fazê-lo exibir é justamente marcar esta caixa. A ação somente se completará depois que você fechar a janela “Personalizar o menu Iniciar” e clicar no botão “Aplicar” da janela “Propriedades...”.
Por outro lado, é possível que você ache conveniente manter atualizada a lista dos documentos recentemente abertos durante o uso normal de seu micro mas, por razões particulares, pretenda limpá-la depois de haver aberto um ou outro documento que deseja preservar das vistas alheias. Neste caso basta seguir o mesmo procedimento acima descrito e, na aba “Avançado” da janela “Personalizar o menu Iniciar”, clicar no botão “Limpar lista”, situado à direita, próximo ao pé da janela. Isto limpará completamente a lista dos documentos abertos recentemente mas continuará listando os que forem abertos deste ponto em diante.
Pois bem: se você costuma recorrer a este expediente com alguma freqüência e acha demasiadamente longo o caminho para limpar a lista de documentos recentes, pode ter à mão um recurso que efetua a limpeza com um único clique. Basta criar um arquivo de comandos em batelada (de extensão .Bat) diretamente em sua área de trabalho.
Faça o seguinte: abra o Bloco de Notas (ou qualquer outro editor de “texto puro”) e crie um arquivo de três linhas, exatamente como abaixo, respeitando inclusive os espaços:
cd..
cd Recent
echo s| del *.*
Note que depois do “cd” da primeira linha há dois pontos consecutivos e que o caractere que entra após o “s” da linha final é a barra vertical (geralmente situada na mesma tecla da barra inclinada conhecida por “barra de diretório). Assegure-se que o arquivo contenha apenas estas três linhas e grave-o em sua Área de Trabalho (Desktop) com o nome “LimpaRecente.Bat”. É importante que ele seja salvo no Desktop e não em qualquer outra pasta e que sua extensão seja “.Bat” (ou “.bat”) e não “Txt”, a padrão do Bloco de Notas.
A partir deste ponto, um clique duplo sobre o ícone do “LimpaRecente” limpará completamente a lista de arquivos recentes de seu menu Iniciar (este arquivo é uma adaptação do sugerido por Steve Bass no excelente sítio WorldStart.com).

Figura 4 - Clique para ampliar

B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]