Sítio do Piropo

B. Piropo

Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte
30/03/2006

< Agendando Tarefas >


Windows oferece uma ferramenta para agendar tarefas à qual se pode ter acesso pelo do Painel de Controle (grupo “Desempenho e manutenção”, ícone “Tarefas agendadas”), ou pela entrada “Todos os programas” do menu Iniciar (entrada “Acessórios”, opção “Ferramentas do sistema”, ícone “Tarefas agendadas”). Em ambos os casos abre-se a janela “Tarefas agendadas” que, ao ser usada pela primeira vez, exibe apenas uma entrada em seu painel direito: “Adicionar tarefa agendada”. Novas tarefas serão acrescentadas como entradas adicionais. Para alterar os dados de uma tarefa agendada, basta executar um clique duplo sobre a linha correspondente ou clicar sobre ela com o botão direito e acionar a entrada “Propriedades” de seu menu de contexto. Para eliminá-la da lista, escolha a entrada “Excluir” deste mesmo menu de contexto.

Vejamos como agendar uma nova tarefa.

Digamos que você tenha o hábito de anotar diariamente um resumo das atividades realizadas no dia em um arquivo texto denominado “Tarefas.Txt” armazenado, à guisa de simplificação, no diretório raiz de sua unidade de disco “C:”. Digamos ainda que você o atualize com o Bloco de Notas. E vamos ainda presumir que seu expediente de trabalho se encerre diariamente às dezoito horas. Nosso objetivo será agendar uma tarefa que, diariamente, dez minutos antes do encerramento de seu expediente, abra automaticamente o arquivo “Tarefas.Txt” pronto para edição no Bloco de Notas. Assim, além de lhe poupar o trabalho de abri-lo, o aparecimento do arquivo em sua tela servirá como aviso que faltam apenas dez minutos para a alforr... digo, para o encerramento do expediente.

Primeiro, crie o arquivo “Tarefas.Txt” na pasta “C:\” (ou em qualquer outra, mas nesse caso faça as devidas alterações adiante). Depois, abra a janela “Tarefas agendadas”, clique em “Adicionar tarefa agendada” para abrir o “Assistente de tarefa agendada” e clique no botão “Avançar”. Isso abrirá uma lista de aplicativos dentre os quais você deverá escolher aquele a ser usado para a tarefa a ser agendada. Provavelmente o Bloco de Notas não aparecerá na lista. Clique então no botão “Procurar”, localize-o na janela do Windows Explorer que então se abre (seu arquivo executável chama-se “Notepad.Exe” e se abriga na pasta “C:\WINDOWS”) e clique sobre seu nome.

Isto fará com que a janela do Assistente passe a solicitar o nome da nova tarefa (por padrão é o nome do programa, mas você pode usar algo mais sugestivo como “Anotação diária”) e a periodicidade (no nosso caso, “Diariamente”). Forneça os dados nas entradas correspondentes e clique em “Avançar”. Na nova janela, entre com o horário em que a tarefa será executada (no nosso exemplo, 17:50h) e clique novamente em “Avançar”. Se você usa Windows 2000/XP, aparecerá a solicitação de seu nome de usuário e senha. Entre com a senha usada para fazer logon no Windows, confirme e clique novamente em “Avançar”.

Até agora apenas solicitamos que o Bloco de Notas seja invocado diariamente às 17:50hs, mais nada. Precisamos entrar com as informações sobre o arquivo a ser aberto por ele. Por isso, na última janela do Assistente, antes de clicar em “Concluir” é preciso marcar a caixa “Abrir propriedades avançadas desta tarefa ao clicar Concluir”. Faça-o e você se verá diante da janela de propriedades da tarefa. Repare na entrada “Executar” da aba “Tarefa”: nela consta apenas o nome do arquivo executável a ser invocado. Nesta mesma linha, acrescente um espaço e entre com o caminho (pasta) e o nome do arquivo a ser aberto (no nosso caso, “C:\tarefas.txt”, assim mesmo, mas sem aspas). Agora, basta clicar em “Aplicar”, entrar novamente com a senha caso solicitado e sair clicando em OK.

Isto é tudo. A partir de então, diariamente às 17:50h, como um soar de clarins, o arquivo “Tarefas.Txt” abrir-se-á alegremente em sua tela avisando que só faltam dez minutos para terminar o expediente.  

Figura 1

B. Piropo