Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
27/04/2006
< Aviso sonoro >

É uma ocorrência relativamente comum quando se edita textos no computador, qualquer que seja o programa que se esteja usando para este fim: aciona-se sem perceber a tecla CAPS LOCK e, como aparentemente nada acontece, prossegue-se com a digitação olhando para o original que se está copiando ou para o teclado, sem reparar o que ocorre na tela (comigo, acontece geralmente quando tento acrescentar uma tabulação rapidamente no meio de um texto e erro a tecla). Resultado: só se percebe que se está digitando em maiúsculas depois de editar um bocado de texto.
Incidentalmente: se isto ocorrer com você enquanto está usando o editor de textos Word do pacote MS Office há uma forma rápida de reverter o texto para minúsculas: selecione todo o trecho em maiúsculas e tecle sucessivamente a combinação de teclas “Shift+F3” (mantenha a tecla “Shift” apertada e acione seguidamente a tecla de função “F3”). Esta ação faz com que o trecho selecionado seja convertido sucessivamente para todo em minúsculas, apenas iniciais maiúsculas e todo em maiúsculas. Um macete que só serve para o Word, infelizmente, mas é bem mais conveniente que remover o trecho em maiúsculas e digitá-lo novamente.
Mas este não é o assunto desta coluna, que trata primordialmente de hardware. Nosso assunto de hoje não é corrigir o erro, mas evitar que ele seja cometido usando o próprio hardware para emitir um sinal sonoro que informe ao usuário que a tecla CAPS LOCK mudou de estado.
Windows fornece uma forma simples para isso. Ela foi concebida para facilitar a vida dos deficientes visuais que precisam saber quando acionaram a tecla CAPS LOCK proposital ou inadvertidamente. Por essa razão seu ajuste se abriga no grupo “Opções de Acessibilidade” do Painel de Controle, o grupo que contém ajustes que visam facilitar o uso do computador por pessoas portadoras de deficiências.
Para habilitá-la, abra o Painel de Controle, clique sobre o ícone da categoria “Opções de Acessibilidade” para abrir a janela de mesmo nome. Nela, clique no novo ícone “Opções de acessibilidade na base da janela (sim, é estranho, mas Windows XP é assim...) e, na janela que então se abre (cujo título também é “Opções de acessibilidade”...) passe para a aba “Teclado”, localize na base da janela o grupo “Teclas de alternância” (é a forma genérica pela qual Windows se refere às teclas comutadoras de estado, como CAPS LOCK, NUM LOCK e SCROLL LOCK) e marque a caixa “Usar as teclas de alternância”. Clique no botão “aplicar” e saia clicando em OK.
A partir desse momento toda vez que você acionar qualquer uma das “teclas de alternância” (que, como vimos, além de CAPS LOCK inclui ainda NUM LOCK e SCROL LOCK), ouvirá um “bip” agudo. E ao acioná-la novamente para desativar a função ouvirá um novo bip, desta vez mais grave e menos intenso.
Se isso não lhe basta (se costuma trabalhar com o volume do som muito baixo, por exemplo, e os bipes forem inaudíveis) e você preferir dispor também de um alerta visual quando acionar CAPS LOCK, abra novamente a última janela “Opções de Acessibilidade” (aquela que apresenta diversas abas), passe para a aba “Som” e, no grupo “Sinalizador de som”, logo no topo da janela, marque a caixa “Usar o sinalizador de som”. Além disso, clicando na seta para baixo à direita da caixa “Escolha o aviso visual”, você pode selecionar uma das opções: “Piscar a barra de legenda ativa”, “Piscar a janela ativa” ou “Piscar a área de trabalho” (dependendo da versão de Windows pode ser preciso clicar no botão “Configurações” para isso). Isto feito, clique no botão “Aplicar” e saia clicando em OK.
Agora, sempre que você acionar uma das teclas de alternância, além de ouvir o bip verá piscar para alertá-lo, a barra título da janela ativa, a própria janela ativa ou toda a área de trabalho, dependendo da seleção efetuada.

 

Figura - Clique para ampliar

B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]