Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
08/06/2006
< Ponteiro escondido >

Na coluna anterior discutimos o uso do mouse. Um dispositivo que se integrou de tal forma aos computadores que hoje em dia não se consegue conceber um micro sem ele. É praticamente impossível utilizar uma interface gráfica como a de Windows sem mouse. Mas, mesmo sendo indispensável para a operação do computador, há ocasiões em que não somente é de pouca ajuda como também pode atrapalhar. E o exemplo típico é a edição de textos. Já reparou como é desagradável aquele cursor do mouse bem no meio da janela de edição enquanto você escreve?
Há algum tempo a solução para isto era “estacionar” o ponteiro fora da área de edição, seja junto aos menus, seja na barra de status do editor de textos, seja onde for, enquanto se digitava o texto. Mas volta e meia tinha-se que recorrer ao mouse para selecionar um trecho de textos ou para mover o cursor de edição para um ponto diferente e lá se esquecia o ponteiro do mouse bem em cima do texto. Uma chateação.
Para evitar esta chateação as versões mais recentes de Windows oferecem uma solução bastante prática: ocultar o ponteiro do mouse enquanto se edita o texto. A função denomina-se “Ocultar ponteiro ao digitar” e seu efeito é exatamente o que o nome indica: faz com que o ponteiro do mouse desapareça enquanto se digita um texto no interior da janela de programas editores de texto (funciona no Word, no Notepad e no Wordpad, por exemplo, mas estranhamente não funciona no editor de mensagens do Outlook Express). Para fazer o ponteiro reaparecer, basta efetuar um movimento com o mouse, por mínimo que seja. Um leve toque no mouse é o bastante para que o ponteiro surja exatamente no local onde estava quando se começou a digitar. Volte a acionar o teclado para entrada de textos que o cursor do mouse imediatamente desaparece.
A função vem habilitada por padrão mas seu estado pode ser ajustado acionando-se o objeto “Mouse” do grupo “Impressora e outros itens de hardware” do Painel de Controle para abrir a janela “Propriedades de Mouse”, passando-se para a aba “Opções do ponteiro” e marcando (ou desmarcando, conforme sua preferência) a caixa “Ocultar ponteiro ao digitar”.
Acontece que, como tudo na vida, tem gente que gosta disso, tem gente que não gosta. Há quem se sinta aflito quando, imediatamente após interromper a digitação de um texto, procura desesperadamente pelo ponteiro do mouse na tela e se sente muito inconfortável por não o encontrar (porque, com a função habilitada, ele permanece oculto enquanto o mouse não for movido).
Evidentemente uma solução possível seria desmarcar a caixa, desabilitando a função. Mas isto faria o ponteiro permanecer visível sobre a área de edição enquanto se está digitando, o que também não é desejável.
Neste caso pode-se apelar para uma solução intermediária, cujo ajuste pode ser encontrado na mesma aba “Opções do ponteiro” da janela “Propriedades de Mouse”.
Trata-se da função “Mostrar local do ponteiro quando CTRL for pressionada”. Quando a caixa a ela correspondente está marcada, basta premir a tecla “Ctrl” para que um conjunto de circunferências animadas apareça em torno do ponteiro do mouse, esteja ele onde estiver (é meio difícil explicar o que são “circunferências animadas” mas você pode verificar facilmente do que se trata habilitando esta função e premindo “Ctrl”; se não lhe agradar, basta desmarcar a caixa).
A função é válida mesmo que o ponteiro do mouse esteja aparente e fora de uma janela de edição de texto. O que a torna muito útil para encontrar o ponteiro em uma Área de Trabalho congestionada sem a necessidade de movê-lo. Mas ela é especialmente útil quando combinada com “Ocultar o ponteiro ao digitar”. Neste caso, ao interromper a digitação, basta premir “Ctrl” para que não apenas surjam as “circunferências animadas” para indicar onde está o ponteiro como também para fazê-lo reaparecer até que se volte a digitar o texto.

Figura 1

B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]