Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
22/06/2006
< Recebendo mensagens do GMail >
<
em seu programa de correio
>

Semana passada falamos na modalidade de consulta ao correio eletrônico utilizando o programa navegador (“webmail”). Um dos provedores mais conhecidos que usam preferentemente esta modalidade é o GMail, o serviço de correio eletrônico oferecido gratuitamente pelo Google que permite acumular até quase 3 GB de mensagens e oferece serviços de mensagens instantâneas (“chat”) inclusive por voz.

Hoje em dia quase todo o mundo tem uma conta GMail. Se não como conta principal, ao menos como conta alternativa. Afinal, se o serviço é gratuito, oferece inúmeras vantagens e a interface do “webmail” é primorosa, por que não aderir?

Ocorre que por melhor que seja a interface do “webmail” há quem prefira receber as mensagens do GMail no seu próprio programa de correio eletrônico seja porque já está acostumado com a forma de interagir com ele, seja porque mantém diversas contas e deseja gerenciá-las todas com um único programa ou por preferir manter todos os “contatos” de todas as contas em um único “Livro de endereços”.

Ocorre que os programas de correio eletrônico usam um padrão de armazenamento de mensagens baseado no protocolo POP (acrônimo de “Post Office Protocol”). E, por padrão, este protocolo não é utilizado pelo GMail. Portanto o primeiro passo para a utilização de qualquer programa gerenciador de correio eletrônico para ter acesso a sua conta GMail é habilitar o protocolo POP.

Para fazê-lo clique no atalho “Configurações” ao alto e à direita da página da caixa de entrada do GMail (se sua interface GMail está em Inglês, altere a linguagem clicando em “Settings”, passando para a aba “General”, clicando na seta para baixo do lado direito da caixa “Gmail display language”, escolhendo “Português” na lista que se então abre e saindo com um clique no botão “Save changes”). Na página de configurações, clique na aba “Encaminhamento e POP” e, no grupo “Download pelo POP”, marque o botão “Ativar o POP para todos os e-mails (mesmo os com download já realizado)” se desejar que todas as suas mensagens já armazenadas no GMail sejam baixadas e copiadas para o disco rígido de seu computador ou, se preferir que apenas sejam transferidas as mensagens futuras, o botão “Ativar o POP apenas para e-mails que chegaram a partir de agora”.

Neste ponto você pode escolher o que fazer com as mensagens do GMail recebidas no seu programa gerenciador de correio eletrônico marcando a entrada correspondente na caixa “Quando as mensagens são acessadas com o POP”: “manter cópia do GMail na caixa de entrada”, “Arquivar cópia do Gmail” ou “Excluir cópia do GMail”.

Estas são as alterações necessárias no GMail. Mas não são suficientes: você ainda precisa configurar a conta GMail no seu programa gerenciador de correio eletrônico. O problema é que cada programa (e são muitos...) usa um procedimento diferente.

Mas não se preocupe que para isto também o GMail oferece ajuda. Antes de sair da página de configurações do GMail clicando no botão “Salvar alterações” (não esqueça deste passo, do contrário seu protocolo POP não será ativado), procure ajuda clicando no atalho “Instruções de configuração” na base da aba “Encaminhamento e POP” para abrir uma nova janela do navegador com uma página de ajuda (reiterando: neste ponto, mesmo antes de consultar as instruções, volte à janela anterior e clique em “Salvar alterações”).

A nova página da Central de Ajuda (a que se pode ter acesso direto através do URL...
< http://mail.google.com/support/bin/answer.py?ctx=%67mail&hl=pt_BR&answer=12103 >)
...Intitula-se “Configurando o Acesso POP”. Ela oferece atalhos com instruções detalhadas (em português) sobre como incluir a conta GMail em praticamente todos os gerenciadores de correio eletrônico, incluindo os mais populares como Outlook, Outlook Express, Thunderbird, Eudora, Netscape e Mozila. É só seguir as instruções e passar a receber e enviar suas mensagens do GMail a partir de seu programa preferido. Boa sorte.

Clique para ampliar...
Figura 1 - Clique para ampliar

B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]