Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
13/07/2006
< Atalhos de teclado para programas >

Vamos criar uma forma mais simples e rápida para carregar os programas que usamos com maior freqüência. Digamos, o Bloco de Notas. Você pode encontrar um atalho para ele na opção “Acessórios” da entrada “Todos os programas” (ou, simplesmente, “Programas”, dependendo da versão de Windows) do menu Iniciar. Pois clique neste atalho com o botão direito (funciona sempre, esteja o atalho onde estiver: em um painel do Windows Explorer, em uma pasta ou até mesmo em uma entrada de menu como esta), acione a entrada “Propriedades” de seu menu de Contexto e execute um único clique no interior da caixa “Tecla de atalho” da aba “Atalho”. Aparentemente nada ocorre exceto o piscar do cursor de edição no interior da caixa. Não se afobe: aperte a tecla da letra “B” e veja aparecer no interior da caixa o atalho “CTRL+ALT+B”. Agora, feche a janela clicando em OK e experimente acionar simultaneamente as teclas Ctrl+Alt+B para ver o Bloco de Notas abrir-se em sua Área de Trabalho. Você acaba de criar um “atalho de teclado” para lançar o programa Bloco de Notas.

Pode-se criar atalhos de teclado para praticamente qualquer programa combinando com Ctrl e Alt (mas apenas com estas duas) qualquer tecla, inclusive as dos números no alto do teclado alfanumérico e as do teclado numérico da direita (levando em conta que criados com as teclas correspondentes ao número “ 1” do teclado alfanumérico e do teclado numérico são diferentes). Basta proceder como acima descrito: acionar a entrada “Propriedades” do menu de contexto de qualquer atalho para o programa, clicar no interior da caixa de dados “Tecla de atalho” e premir a tecla desejada (se necessário, combinada com Ctrl e Alt).

Figura 1

Note que o procedimento não funciona com o ícone do próprio arquivo executável, cuja janela “Propriedades” não contém a aba “Atalho”. Mas nada o impede de criar um atalho para o programa desejado em qualquer pasta e usá-lo para criar o atalho de teclado (mas cuidado: depois de criado o atalho de teclado não remova o atalho do programa mesmo que você não o use para invocar o programa, pois o atalho do teclado somente funcionará enquanto o atalho do programa existir; na verdade o que se cria é um “atalho para o atalho”, algo conceitualmente parecido com um “ponteiro para um ponteiro” que todos os bons programadores de linguagem “C” conhecem).

Os únicos limites a que você deve se submeter são o número de teclas do teclado e sua memória. Por exemplo: para ser invocado com o atalho Ctrl+Alt+W você escolheu o Word ou Windows Explorer? Se você não usa o atalho com muita freqüência pode acabar se confundindo. E Windows não oferece qualquer meio prático para se consultar a lista de todos os atalhos criados, é preciso abrir janela por janela.

Mas se Windows não oferece, há quem ofereça. Não me agrada indicar programas de terceiros, mas costumo abrir exceções quando se trata de “freeware”, ou programas gratuitos. Justamente o caso do “Shortcut Key Explorer”, da RJL Software, que pode ser obtido graciosamente em
< http://www.rjlsoftware.com/software/utility/shortcutkeys/ >.

Figura 2

O programa é fornecido sob a forma de um arquivo comprimido. Basta transferi-lo para sua máquina, descomprimi-lo e clicar sobre o ícone do arquivo executável, “Shortcutkeys.Exe”, para que o programa seja carregado e abra uma janela com a lista de todos os atalhos de teclado para programas existentes no computador. Um clique duplo sobre cada nome da lista abre a janela “Propriedades” do atalho correspondente, já na aba “Atalhos”, pronta para edição. E um clique com o botão direito sobre o nome seguido de um novo clique na entrada “Explore to this shortcut” de seu menu de contexto abre a pasta onde o atalho está armazenado.

O “Shortcut Key Explorer” é a forma ideal para gerenciar atalhos de teclado para programas em máquinas onde foram criados um grande número deles. Não somente exibe a lista completa como permite editá-los. Bom proveito.

B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]