Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
27/07/2006
< Recuperando setores de inicialização >

Se você ligou a máquina e em vez de inicializar o sistema operacional ela exibiu uma mensagem de erro informando que o MBR está corrompido, que a “tabela de partição” não é válida, que o sistema operacional não existe ou que houve um erro na tentativa de carregá-lo, provavelmente ou o MBR ou o setor de inicialização (cuidado! São setores diferentes...) se corrompeu.

MBR é a sigla de “Master Boot Record”, registro mestre de inicialização. É o setor inicial da primeira trilha da primeira face do disco rígido. Ao se particionar um disco (subdividi-lo em uma ou mais “partições” onde se criam diferentes “unidades de disco” identificadas por suas letras), é no MBR que são armazenadas as informações que indicam quantas partições há no disco, onde começam e acabam e de que tipo são (“primária”, que hospeda a unidade que contém Windows, ou “estendida”, que pode abrigar uma ou mais unidades com dados e programas).

Ao se inicializar a máquina, estas informações são lidas para determinar onde procurar os arquivos do sistema. Se o MBR está corrompido, por não saber onde encontrar o sistema operacional, o procedimento de inicialização é interrompido e a mensagem é exibida. É preciso então recuperar os dados recriando um novo MBR.

Nas versões anteriores de Windows isto era feito executando o programa “Fdisk”, o mesmo usado para criar o MBR ao se particionar o disco. Inicializava-se a máquina com um disquete que continha o programa e comandava-se “fdisk /mbr” para que as informações pertinentes fossem obtidas no disco e um MBR novo em folha fosse gravado. Com Windows XP a coisa é mais complicada. Mas continua sendo possível. Tudo o que você precisa é do disco de instalação de seu Windows XP e da senha do administrador do sistema (toda instalação de Windows XP tem uma).

Para iniciar a recuperação, ponha o CD de Windows no drive e reinicialize a máquina a partir dele (ajuste o BIOS através do setup se necessário). O sistema é carregado e surge uma tela azul intitulada “Instalação de Windows” com uma sucessão de avisos informando sobre a carga de arquivos. Por fim aparece a saudação “Bem-vindo ao programa de instalação” com três opções: ENTER instala Windows, F3 sai do programa e “R” carrega o console de recuperação. Tecle “R”. Aparece a pergunta: “A qual instalação do Windows você deseja se conectar?”, em geral oferecendo apenas a opção: “1: C:\WINDOWS”. Tecle “ 1” e ENTER. Virá então a solicitação: “Digite a senha do administrador”. Digite-a e aguarde. Será exibido o “prompt” “C:\WINDOWS”, à espera de um comando. Você está no “console de recuperação” com seus comandos para a recuperação do sistema.

Para reconstituir o MBR entre com o comando “fixmbr” (assim mesmo, porém sem aspas), tecle ENTER e siga as instruções da tela. Um novo MBR será criado com as informações necessárias e sua máquina poderá ser inicializada normalmente.

Ocorre que, além do MBR, toda máquina tem pelo menos mais um setor de inicialização, o “boot sector” (cada partição primária, onde se instala um sistema operacional, tem o seu), que também pode se corromper e dar origem a mensagens informando que o sistema operacional não existe ou não pôde ser encontrado. Se for este o caso, o procedimento para recriar o setor de boot da partição ativa (a partição primária que contém o Windows XP) é idêntico ao acima descrito. A única diferença reside no comando a ser digitado no “prompt” do console de recuperação. Que, para recuperar o setor de boot, deve ser “fixboot” seguido de ENTER.

Mas atenção: o procedimento acima só funciona em máquinas onde há apenas um único sistema operacional, o Windows XP. Em máquinas com mais de um sistema operacional cuja carga é controlada por um programa “gerenciador de boot” é preciso seguir o procedimento recomendado por este último programa. Usar o console de recuperação em uma máquina destas pode piorar as coisas...

B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]