Sítio do Piropo

B. Piropo

Jornal o Estado de Minas:
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17/08/2006

< Mensagens personalizadas >


Você gostaria de dar um toque pessoal em suas mensagens de correio eletrônico? Ou de incluir o logotipo de sua empresa em todas as mensagens por ela enviadas?

Para quem usa o Outlook Express como gerenciador de correio eletrônico a tarefa é muito simples. Basta criar um “Papel de carta” que inclua o arquivo gráfico da imagem ou logotipo que o ilustrará. E o primeiro passo é justamente criar este arquivo gráfico e gravá-lo em seu disco rígido, preferencialmente no formato JPEG ou GIF. Para criar o papel de carta que ilustra esta coluna eu criei um arquivo contendo uma foto encimada por meu nome e exibindo meu endereço de correio eletrônico e o URL do Sítio do Piropo. Você pode dar asas a imaginação e incluir no seu o que achar conveniente. O único ponto a ser levado em conta é o tamanho da imagem: se você pretende que ela ilustre a margem esquerda da mensagem, faça com que seja mais alta do que larga. E, lembrando que nem todo o mundo usa telas de alta resolução, limite a largura   da imagem a um valor razoável (note que em um vídeo de 800 x 600 pontos, uma imagem com largura de 200 pixels se estenderá por um quarto da dimensão horizontal da tela). A imagem que ilustra a mensagem reproduzida nesta coluna mede 100 x 240 pixels.

Para criar o “Papel de carta” acione a entrada “Opções” do menu “Ferramentas” do OE, passe para a aba “Redação” e, no grupo “Papel de carta”, clique no botão “Criar novo” para abrir o “Assistente para configuração de papel de carta” que o guiará até finalizar a tarefa. Comece clicando no botão “Avançar” para abrir a janela de configuração do “Pano de fundo”. Marque a caixa “Imagem”, clique no botão “Procurar”, na nova janela que então se abre localize em seu disco rígido o arquivo gráfico criado para ilustrar seu papel de carta e clique em abrir. Nos menus de cortina “Posição” escolha o local onde deseja inserir a imagem (no caso de logotipos, as entradas “Superior” e “Esquerda” exibidas por padrão são as mais indicadas). A caixa “Lado a lado”, logo abaixo, permite escolher se (e como) a imagem será replicada na página. No caso de fotos, “Não colocar lado a lado” pode ser a melhor opção. No caso de logotipos, talvez “Verticalmente” seja conveniente. E lembre que “Página inteira” fará com que o arquivo seja replicado de modo a recobrir toda a página, “por detrás” do texto da mensagem, o que nem sempre é uma boa idéia. Acompanhe o resultado na caixa “Visualização” e veja o que é melhor para seu caso. Finalmente, se desejar, marque a caixa “Cor” e escolha a cor de fundo de seu papel de carta. Que, se não for branca, deve ser escolhida com extremo cuidado já que em alguns casos pode até mesmo impedir a visualização do texto.

Um clique em “Avançar” leva à escolha da fonte, seu tamanho e cor. Trata-se de uma questão de gosto pessoal. Eu escolhi a fonte Verdana tamanho 12 em azul marinho, mas sinta-se à vontade para escolher a que mais lhe agradar – desde que não seja uma fonte demasiadamente “enfeitada”, daquelas que dificultam a leitura pois afinal, em sua mensagem, o conteúdo haverá de ser mais importante que a forma.

Mais um clique em “Avançar” leva à janela “Margens”. Se você escolheu, como eu, a posição “Superior/Esquerda” para o arquivo de imagem e não deseja que ele seja encoberto pelo texto, faça com que a largura da margem esquerda seja ligeiramente maior que a da figura e escolha a margem superior a seu gosto. Um último clique em avançar leva à janela onde é solicitado um nome para o arquivo de seu papel de carta. Escolha um nome sugestivo e clique em “Concluir”. Seu papel de carta está pronto.

Agora vamos usá-lo. Para criar uma mensagem sobre seu novo papel de carta, acione a entrada “Nova mensagem usando...” do menu “Mensagem” (ou clique na seta para baixo ao lado do ícone “Criar email” da barra de ferramentas) e escolha a entrada correspondente ao nome do papel de carta que você acabou de criar. Isto abrirá o editor de mensagens (janela “Nova mensagem”) já com o papel de carta carregado e pronto para a edição. Se você usou de bom senso e bom gosto, este recurso poderá enriquecer bastante suas mensagens. Se não usou, poderá torná-las ilegíveis. Portanto, cuidado...

Figura 1

B. Piropo