Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
05/10/2006
< Enviando páginas e atalhos >

Uma das coisas boas da Internet é justamente o fato dela permitir que compartilhemos com os amigos as coisas boas da Internet. Soou estranho? Explico.

Imagine que você acabou de descobrir um sítio da Internet onde encontrou a solução para um bocado de problemas que vinham atazanando sua vida. Por exemplo: o sítio da Wikipedia em português (não conhece? Pois não sabe o que está perdendo... Aproveite e dê um pulo até lá). Achou sensacional e deseja compartilhá-lo com um amigo.

Fácil, há de pensar você. Basta abrir o editor de mensagens de seu programa de correio eletrônico, criar uma mensagem para seu amigo, selecionar o URL (“Universal Resource Locator”, ou “endereço da Internet”) na linha “Endereço” de seu programa navegador, copiá-lo para a Área de Transferência com Ctrl+C e colá-lo no corpo da mensagem com Ctrl+V. Simples e rápido, não é mesmo?

É mesmo. Mas para quem usa o Internet Explorer ou o Netscape há uma forma ainda mais simples, mais rápida e com uma vantagem adicional: seu amigo não precisará sequer clicar no atalho para abrir a página pois ela será enviada integralmente no corpo da mensagem. E, melhor ainda: se mostrará completamente funcional, com todos os atalhos e figuras.

Acha que mais simples que apenas cortar e colar é impossível? Pois se engana. Abra o Internet Explorer, vá até o sítio da Wikipedia em português (http://pt.wikipedia.org/wiki/) e, ainda no IE e com a página aberta em sua tela, abra o menu “Arquivo”, clique na entrada “Enviar” e escolha a opção “Página por email...” (veja Figura 1).

Isto abrirá o editor de mensagens de seu programa de correio eletrônico (provavelmente o Outlook Express, para quem usa o Internet Explorer) com a página integralmente transcrita na área de edição aguardando apenas que você digite (ou selecione no Catálogo de Endereços) o endereço do destinatário. Isto feito, basta providenciar o envio da mensagem.

Quando seu amigo a receber, verá a página diretamente no corpo da mensagem. A única providência que se fará necessária, e ainda assim se seu (dele) programa de correio eletrônico estiver ajustado para ocultar figuras, será clicar na barra que aparece logo abaixo do cabeçalho informando que “algumas imagens foram bloqueadas...” para autorizar sua exibição. A página aparecerá em todo seu esplendor, com imagens e atalhos, tudo perfeitamente funcional, como na Figura 2.

Se seu programa navegador é o Netscape, a coisa ainda funciona como acima descrito. Já se você é um dos muitos usuários do Firefox, terá que se contentar com o envio de um atalho para a página. Mas ainda assim não necessitará copiá-lo da caixa de endereços do programa navegador e colá-lo no corpo de uma mensagem criada para este fim: o próprio Firefox se encarrega disto para você. Basta abrir o menu “Arquivo” e selecionar a entrada “Enviar endereço”. Abre-se o editor de mensagens de seu programa de correio eletrônico com o endereço já devidamente incluído no corpo da mensagem aguardando apenas que o campo do destinatário seja preenchido. Incidentalmente: tanto o Netscape quanto o Internet Explorer oferecem uma opção semelhante (no caso do IE, a entrada “Link por email...” mostrada na Figura 1).

E se você reparou, a entrada “Enviar” do menu “Arquivo” do Internet Explorer oferece ainda uma terceira opção: “Atalho para a área de trabalho”. Clique nela e será criado um atalho em sua área de trabalho cuja abertura levará diretamente para a página da Internet. Ideal para sítios que se visita freqüentemente, como o de enciclopédias, dicionários e afins.

Algumas páginas (principalmente as que contêm tabelas e animações) aparecem truncadas quando enviadas por correio eletrônico. Neste caso, melhor mandar apenas o atalho. Mas ainda assim, a entrada “Enviar” do menu “Arquivo” do IE é um achado...

Clique para ampliar...
Figura 1 - Clique para ampliar

Clique para ampliar...
Figura 2 - Clique para ampliar

B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]