Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
12/10/2006
< Um fundo musical para >
<
suas mensagens
>

Talvez você já tenha recebido uma mensagem com fundo musical. E não me refiro a mensagens com arquivos musicais enviados sob a forma de anexos que exigem que sejam abertos para que a música seja executada, mas sim àquelas que, tão logo são abertas ou visualizadas no painel correspondente ao corpo das mensagens do programa de gerenciamento de mensagens (como o Outlook Express), começam imediatamente a “tocar” uma música.

Se já recebeu, talvez tenha gostado. Afinal, a música alegra a vida e enleva a alma e há mensagens que exprimem melhor os sentimentos do remetente quando acompanhadas por uma melodia bem escolhida e adequada ao tema. Por outro lado, receber uma mensagem que começa inopinadamente a “tocar” uma música em certos ambientes, por exemplo, no local de trabalho (principalmente em uma ocasião em se esperava que o destinatário estivesse ocupado na execução de uma tarefa menos romântica porém mais produtiva) pode ser um problema. De onde se conclui que enviar mensagens com fundos musicais pode ser algo muito bem ou muito mal recebido, dependendo de quem seja o destinatário e das circunstâncias em que é aberta.

Feita esta advertência, vejamos como criar mensagens com fundo musical. Já sabendo que, se os resultados não forem os esperados e a mensagem gerar uma reação, digamos, pouco alvissareira dos possíveis destinatários, a responsabilidade é toda sua que criou a mensagem e não minha que apenas ensinei a fazê-lo.

Isto posto, vamos adiante.

Se você usa o Outlook Express, criar fundos musicais para suas mensagens é uma tarefa das mais simples. Tudo o que você precisa é ter em seu disco rígido o arquivo contendo o som (que não precisa, necessariamente, ser uma música; pode ser um discurso, um ruído ou qualquer outra coisa que possa ser armazenada em um arquivo sonoro) e conhecer sua localização (dê preferência a arquivos no formato Wav e Mid).

Para transformá-lo no fundo musical de sua mensagem, crie a mensagem como de hábito usando o editor de mensagens do Outlook Express. Terminada a tarefa, abra o menu “Formatar” do próprio editor de mensagens, acione a entrada “Plano de fundo” e clique na opção “Som” para abrir a janela “Som de fundo”. Nela, clique no botão “Procurar” e, na estrutura de seus discos rígidos que então aparece, localize o arquivo sonoro que contém a música desejada para fundo musical e clique sobe ele.

Isto feito, você terá que tomar ainda uma decisão importante (especialmente para o sossego do destinatário de sua mensagem): se deseja que o arquivo seja executado apenas uma vez, um determinado número de vezes ou se, impiedosamente, você deseja que ele seja repetido contínua e incessantemente enquanto o corpo da mensagem estiver sendo exibido. Marque o botão de rádio desejado, escolha o número de vezes e saia clicando em OK.

Isto é tudo. Agora, envie a mensagem como de costume.

Como o destinatário receberá a mensagem, depende da forma pela qual seu (dele) programa de correio eletrônico está ajustado. Para que o arquivo funcione efetivamente como fundo musical, ou seja, para que a música seja executada assim que a mensagem for aberta, é preciso que esteja desmarcada a caixa “Ler todas as mensagens em texto sem formatação” da aba “Ler” do menu “Opções” do Outlook Express do destinatário. Do contrário, a mensagem será interpretada como “Apenas texto” e a música não será tocada (nem quaisquer outros recursos que dependam do formato “HTML” serão ativados).

O que nos leva a uma constatação adicional: se você não deseja receber mensagens com fundo musical (ou, pelo menos, não deseja que o fundo musical “toque” ao abrir a mensagem), pode preservar o silêncio marcando aquela caixa no seu Outlook Express.

Bom proveito.

Figura 1

B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]