Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
02/11/2006
< Substituindo o mouse >
<
pelo teclado numérico
>

Já reparou que a maioria dos teclados modernos mostram o desenho de um mouse sobre a tecla “Num Lock”? Ela indica uma das funções do objeto “Opções de acessibilidade” do Painel de Controle que fornecem uma inestimável ajuda às pessoas portadoras de deficiências mas nem por isso deixam de ser úteis para os demais usuários.

A função que será discutida hoje é um bom exemplo: facilita a vida das pessoas portadoras de deficiência motora que impeça ou dificulte o uso do mouse, permitindo emular suas ações com o teclado (mais especificamente o numérico, aquele com números à direita do teclado alfanumérico). Mas pode ser extremamente útil para qualquer usuário cujo mouse tenha parado de funcionar por algum defeito mecânico ou eletrônico, permitindo que, pelo menos provisoriamente, ele seja substituído pelo teclado.

A forma convencional de acionar esta função é abrir o painel de controle, clicar sobre o objeto “Opções de acessibilidade” do grupo do mesmo nome, passar para a aba “Mouse” da janela que então se abre, marcar a caixa “Usar as teclas para mouse” para recuperar o controle do ponteiro do mouse e clicar no botão “Configurações” para fazer os devidos ajustes. O que, convenhamos, não é fácil de conseguir sem o mouse. Mas Windows oferece solução para tudo. Experimente: mantenha apertadas simultaneamente as teclas “Shift” e “Alt” do lado esquerdo do teclado (só servem essas) e acione ao mesmo tempo a tecla “Num Lock”. Você verá se abrir uma janela informando, entre outras coisas, que “para manter as teclas de mouse ativadas” deve clicar em OK, algo impossível para quem não tem mouse. Mas o botão “OK” vem selecionado por padrão, de modo que basta teclar ENTER para recuperar o controle do ponteiro do mouse. Duvida? Pois aperte e mantenha apertada a tecla “ 6” do teclado numérico e veja o cursor do mouse de deslocar para a direita. A tecla “ 4” faz com que ele se desloque para a esquerda, as teclas “ 8” e “ 2” para cima e para baixo, respectivamente, e as teclas “ 7”, “ 9”, “ 1” e “ 3” na diagonal correspondente. A tecla “ 5” funciona como um clique com o botão principal e a tecla “+” como um clique duplo. A tecla “-” seguida de “ 5” como um clique com o botão secundário e seguida de “+” como um clique duplo. A tecla “Ins” mantém o botão pressionado (para as operações de “arraste”) e a tecla “Del” o libera (todas do teclado numérico).

E os ajustes, como fazer? Bem, se você reparar bem verá que assim que acionou a combinação de teclas “Alt+Shift+NumLock” apareceu na sua barra de notificação (aquele conjunto de pequenos ícones situados na extremidade direita de sua barra de tarefas) um ícone adicional com o formato de um mouse. Mova o ponteiro até ele (com as teclas do teclado numérico, naturalmente) e execute um duplo clique (com a tecla “+” do teclado numérico) para abrir a janela “Opções de acessibilidade” já exibindo a aba “Mouse”.

Marque a caixa “Usar as teclas para mouse” e clique em “Configurações” (sempre usando o teclado numérico como substituto do mouse). Os ajustes “Velocidade do ponteiro”, “Aceleração”, “Pressionar Ctrl p/ aumentar a velocidade e Shift para diminui-la” são auto-explicativos. “Usar atalho” permite acionar “Alt+Shift+NumLock” para habilitar e desabilitar a função. “Mostrar o status das teclas para mouse na tela” permite exibir ou esconder o pequeno ícone do mouse na barra de notificação (que exibe o “estado” dos botões). E, finalmente, “Usar as teclas para mouse quando Num Lock estiver ativado / desativado” permite escolher, teclando em Num Lock, quando o teclado numérico será usado para entrada de números ou para controlar o mouse.

Esta função visa facilitar a vida de portadores de deficiências motoras. Mas para quem fica sem mouse no meio de um trabalho importante, ela “quebra um galho” e tanto...

Figura 1

B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]