Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
09/11/2006
< Recuperando a página inicial >

Já aconteceu comigo, já deve ter acontecido com você: não mais que de repente a página inicial do navegador é substituída pela de um sítio que vende algo que não lhe interessa ou distribui um programa igualmente desinteressante – quando não mostra um conteúdo explicitamente pornográfico. Ou seu dispositivo de busca padrão é trocado por um que você mal conhece. Provavelmente trata-se da ação de um programa da desagradável categoria dos “hijackers”.

“Hijack”, em inglês, significa “seqüestro”, “rapto”. “Hijacker” é um tipo de programa que leva o navegante, inteiramente à sua revelia, para algum ponto onde ele não deseja ir. Ou seja: que faz com que vá para um sítio quando pretende ir para outro. Há um monte de diferentes “hijackers”, que vão desde programas sofisticadíssimos, capazes de registrar todos os seus passos na Internet para usar estas informações para fins inconfessáveis (cuja ação perniciosa não cabe aqui discutir), até os menos perigosos porém certamente mais incômodos, que simplesmente alteram determinados ajustes de nossos programas navegadores nos obrigando a visitar, ainda que a contragosto, este ou aquele sítio.

Os mais comuns são os que alteram a configuração da página inicial do navegador, aquela que se apresenta sempre que o programa é carregado, e o buscador padrão, aquele que é invocado quando se clica sobre o ícone “Pesquisar” da barra de ferramentas do IE. Estes são mais simples e mais fáceis de extirpar, já que na maior parte das vezes tudo o que temos a fazer é restabelecer os ajustes originais e bloquear a ação de “scripts”, o que pode se conseguir com meia dúzia de cliques. Mas, antes de seguir adiante, uma observação: há alguns “hijackers”, instalados juntamente com programas maliciosos mais sofisticados e mal intencionados que, além de alterar página inicial e o buscador padrão, furtam dados confidenciais da máquina e os enviam para os pilantras responsáveis por sua instalação. Tais programas fazem muito mais que alterar ajustes: normalmente instalam programas que rodam em “segundo plano” para monitorar as alterações feitas por eles e, sempre que constatam que foram desfeitas, as restabelecem quando o sistema é reinicializado ou o programa navegador é recarregado. Portanto, se o procedimento simples descrito adiante não der resultado e as páginas indesejadas continuarem a lhe perseguir, sugiro apelar para uma ferramenta mais poderosa. Que pode ser um bom programa antivírus com “definições de vírus” atualizadas ou um “antiSpyware”, dos quais existem alguns exemplares gratuitos de qualidade excelente, como o “SpyBot Search and Destroy”. Isto posto, vamos adiante.

Se, de repente, sua página inicial mudou, seu dispositivo original de busca foi alterado ou seu programa navegador passou a se comportar de maneira estranha, o primeiro passo é restabelecer os ajustes originais. Para isto, no Internet Explorer, abra a janela “Opções da Internet” do menu “Ferramentas”, passe para a aba “Programas”   e clique no botão “Restaurar opções da Web...”. Verifique se a caixa “Redefinir também minha página inicial” da janela que então se abre está marcada e clique no botão “Sim”.

Ao retornar à janela anterior, vá para a aba “Segurança” para darmos o próximo passo: desabilitar “scripts”. Nela, verifique se o ícone “Internet” está selecionado nas zonas de conteúdo e clique no botão “Nível personalizado”. Role o elevador à direita da janela até próximo do final da lista da janela “Configurações” em busca das configurações de “Script”. Procure pelos ajustes “Scripts ativos” e “Scripts de miniaplicativos Java” e, em ambos, marque o botão “Desativar”. Saia das janelas clicando duas vezes em OK, reinicialize a máquina, carregue seu programa navegador e veja se tudo está nos conformes.

Se tiver, é o que basta. Se não, você vai precisar de uma varredura mais profunda com um antivírus ou antiSpyware. Boa sorte...

Clique e amplie...
Figura 1 - Clique e amplie...

B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]