Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
16/11/2006
< Que país é este? >

A coluna de hoje será útil apenas para os donos de micros portáteis com conexão sem fio tipo “WiFi”. Mas como estes micros estão se tornando cada vez mais comuns e, para seus donos, a utilidade da “dica” será grande, decidi publicá-la assim mesmo. Afinal, se você não tem um bichinho destes provavelmente um dia terá e, quando o tiver, deverá levá-lo em suas viagens (afinal, é para isso que eles servem). E nada mais importante para um viajante do que saber exatamente onde está.

Para isto você terá que “baixar” um programa da Internet e instalá-lo em seu micro. Trata-se do “Microsoft Location Finder” e pode ser obtido (apenas em inglês, mas para um viajante freqüente isto não será problema) na página de “Downloads” da MS, em
< http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?FamilyID=
[Na mesma Linha. N. W.M.] 5A588766-3697-4906-A239-F4222C91E324&displaylang=en
>.
Vá até lá, clique no botão “Download” e aguarde enquanto o arquivo “LocationFinderSetup.Exe” de 3,9 GB é transferido para sua máquina. Isto feito, basta executá-lo para instalar o programa.

Instalado, ele não faz alarde, alaúza ou zum-zum. Pelo contrário: é tão discreto que quase o instalei duas vezes por não perceber que já o havia feito na primeira tentativa. A única alteração perceptível é um novo e circunspecto ícone em forma de seta curva voltada para baixo que se acomoda sub-repticiamente entre os demais ícones da “Área de notificação”, aquele trecho da extremidade direita da Barra de Tarefas que agrupa os ícones dos programas que rodam em segundo plano.

Mas não se iluda: o “Location Finder” está instalado, carregado e pronto para servi-lo. Experimente: habilite a execução de controles ActiveX (se não estiver habilitada, clique na barra solicitando autorização que aparecerá no alto da tela do navegador quando o programa for carregado) e execute um clique duplo sobre o ícone do programa na Área de Notificação, que prontamente abre-se uma nova instância do Internet Explorer (ou uma nova aba, caso você já esteja usando o recém lançado IE7– na ocasião em que estas mal traçadas eram digitadas, apenas em inglês; como é este o idioma do Windows XP de meu notebook, já o instalei e é sua janela que você vê na ilustração; quando for liberada a versão em português, voltaremos a ele). Nela aparece sua localização (mais exatamente, a de seu micro portátil) em um mapa de escala ajustável. Seja onde você estiver, em qualquer lugar em que exista um ponto de presença WiFi ou, na falta dele, uma conexão ativa à Internet. O que, para todos os fins práticos, corresponde a quase qualquer ponto do planeta.

Mas como o programa consegue este aparente prodígio? Simples. Ele trabalha em conjunto com o “Virtual Earth”, o produto da MS similar ao Google Earth. Quando você solicita que sua localização seja estabelecida, ele aciona o adaptador WiFi do micro para identificar eventuais pontos de presença na vizinhança (aos quais você não precisa necessariamente estar conectado; basta estar conectado à Internet) e envia seus (deles) dados para a MS. Estes dados são então analisados e a localização do ponto de presença mais próximo é exibida em uma tela do “Live Search”, o serviço de localização da MS. Como o alcance da conexão WiFi é de aproximadamente 300 m, seu micro não estará muito longe do local assinalado no mapa. Se os pontos de presença encontrados não estiverem cadastrados, o programa identifica o provedor Internet pelo endereço IP e exibe sua localização, presumindo que você não esteja muito longe dele. Foi, aliás, o que ele fez no meu caso: estou no Rio de Janeiro, como mostrado no mapa, mas um pouco ao sul do ponto assinalado.

Não se iluda pela aparente imprecisão do serviço. Se você estiver em viagem pela Europa ou, principalmente, pelo EUA, sua localização não apenas será mostrada com grande precisão como você poderá visualizar uma imagem tridimensional de escala ajustável (veja o destaque na ilustração) com o panorama da vizinhança e, usando os demais serviços da Virtual Earth, determinar itinerários para quaisquer outros pontos da cidade, país ou planeta. Uma ajuda inestimável para o viandante...

Clique e amplie...
Figura 1 - Clique e amplie...

B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]