Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
23/11/2006
< Picando arquivos >

Você sabia que mesmo os arquivos “apagados” mantêm seus dados nos discos rígidos por meses a fio depois de sua remoção? E não me refiro àqueles que foram removidos para a “Lixeira” de Windows, que qualquer um pode recuperar, mas aos que foram efetivamente excluídos do disco sem passar pela lixeira (por exemplo,  pelo sistema operacional) ou aos que foram removidos “esvaziando” a lixeira.

Vejamos um exemplo tão ilustrativo quanto assustador: imagine que você mantenha algumas informações estritamente confidenciais em um arquivo criptografado e protegido por senha em seu disco rígido. E que, para uma consulta eventual, abriu uma cópia decodificada, efetuou a leitura e, para preservar a confidencialidade, excluiu a cópia do disco rígido tomando as devidas precauções para que ela não fosse para a lixeira. Pois bem: há programas que recuperam os dados do arquivo removido mesmo que tenham sido parcialmente sobrescritos.

Então como proteger seus dados confidenciais dos olhos de bisbilhoteiros? Bem, uma forma razoavelmente segura é sobrescrevê-los uma ou mais vezes antes da remoção, ou seja, gravar dados falsos, números aleatórios ou “zeros” nos setores que continham o arquivo e depois apagá-lo. Assim, se alguém se der ao trabalho de tentar recuperar o arquivo, encontrará apenas “lixo”. Mas como fazê-lo?

Bem, existem programas denominados “shredders” (o nome destas máquinas que “picam” documentos) que fazem exatamente isto. Os leitores que acompanham esta coluna sabem que não costumo sugerir programas. Mas considerando-se que este é útil e gratuito, decidi abrir uma exceção. O programa chama-se “Super Shredder” e pode ser transferido graciosamente do sítio de seu desenvolvedor, AnalogX, em < http://www.analogx.com/contents/download/system/shred.htm >.

Baixado o arquivo “Shredi.Exe” de pouco mais de 200KB, basta executá-lo para efetuar a instalação e registro (opcional). Instalado, um clique sobre sua entrada em “Todos os Programas >> AnalogX >> Super Shredder” abre a janela 1 da figura. Se você não gosta de ter trabalho, isso é o bastante: para sobrescrever e   remover definitivamente um arquivo ou pasta de seu disco rígido, basta arrastar seu ícone para a área assinalada “Drag files onto here” e confirmar. Para sair do programa e fechar a janela, basta clicar no botão “Done”.

Mas se você é do tipo que gosta de fazer uma “sintonia fina” nos ajustes de seus programas, pode clicar no botão “Config” para abrir a janela 2. Nela há dois ajustes importantes: manter habilitado o “Memorize to Tray” que permite, ao clicar no botão “Minimizar” da barra título da janela 1, manter o programa em segundo plano e incluir seu ícone na “Área de notificação” (veja figura) e “Create Send To Shortcut”, que quando acionado (uma única vez) cria a opção “Super Shredder” na entrada “Enviar para” dos menus de contexto de todos os objetos, permitindo remover definitivamente qualquer arquivo diretamente deste menu. Os demais ajustes habilitam ou não a exigência de confirmação antes da exclusão de pastas (“directories”) ou arquivos (“files”; sugiro deixar ambos habilitados) e ajustam o número de “passes” (vezes que o arquivo é sobrescrito; se você é particularmente paranóico ou se os dados são altamente confidenciais, aumente o número).

Quem prefere localizar os arquivos a serem eliminados de dentro do próprio “Super Shredder”, pode clicar em “Select File” para abrir a janela 3, onde isto pode ser feito. Finalmente, o botão “Operations” permite escolher o algoritmo usado para sobrescrever os setores ocupados pelos arquivos. Todos são eficientes, portanto não se preocupe muito com isto. E se você deseja manter o programa sempre ao alcance da mão, pode criar um atalho em sua Área de Trabalho arrastando seu ícone diretamente para ela da entrada em “Todos os programas”.

Pronto: agora você dispõe de uma forma simples, barata e eficiente de garantir sua privacidade e dormir tranqüilo. Bom proveito.

Figura 1

B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]