Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
30/11/2006
< Controlando o “segundo plano” >

Um dia olha-se para a “Área de notificação”, aquele trecho da Barra de Tarefas que mostra os programas que rodam em “segundo plano”, e depara-se com dezenas deles. Como foram parar ali? Todos eles seriam efetivamente necessários? Como saber de onde vieram? E, o mais importante: como impedir que seu acúmulo fuja do controle?

Bem, a forma tradicional é apelar para o “Utilitário de configuração do sistema” invocado acionando-se a entrada “Executar” do menu Iniciar e digitando “msconfig” seguido de ENTER. Mas, prosseguindo com a política de indicar programas de uso geral, grande utilidade e custo zero, sugiro uma alternativa: um conjunto de dois programas singelos, eficientes, que podem resolver o problema de congestionamento da Área de Notificação sem nem ao menos incluírem ali seus próprios ícones. E que, ça va sans dire, são gratuitos.

São eles o “Startup Monitor” e o “Startup Control Panel”, ambos de autoria de Mike Lin e que podem ser obtidos na seção “Utility software” de sua página pessoal, Mlin.Net, em < www.mlin.net >. São “freeware” mas o autor sugere que você deposite “algum” na caixinha (literalmente: “tip jar”), o que pode ser feito por cartão de crédito ou pelo PayPal. Mas a doação é opcional e em nada afeta a funcionalidade de ambos os programas.

O “Startup Control Panel” cumpre basicamente as mesmas funções do utilitário de configuração do sistema da MS, porém é muito mais versátil. Pode ser baixado sob a forma de um arquivo de 59 KB (isso mesmo, quilobytes) que, ao ser executado, instala uma nova entrada no seu Painel de Controle, denominada “Startup” (na verdade o arquivo “Startup.Cpl”), que ao ser acionada abre a janela mostrada na figura, com abas semelhantes às do utilitário da MS e uma adicional, a “Deleted”, cuja utilidade veremos adiante. Cada aba corresponde a uma forma de carregar programas durante a inicialização (a figura exibe o conteúdo da aba correspondente à chave “Run” da entrada do Registro   “HKLM > Software > Microsoft > Windows > CurrentVersion” desta máquina que vos fala). Pode-se habilitar ou desabilitar a carga de qualquer programa marcando-se ou desmarcando-se a caixa de dados situada em frente à entrada correspondente (caso em que a entrada não será removida, mas enviada à aba “Deleted”, onde permanece e pode ser transferida de volta à aba original em caso de arrependimento; esta é a função da aba “Deleted”). Um clique com o botão direito sobre a linha do programa abre seu menu de contexto (ver figura), onde pode-se acionar qualquer de suas entradas (todas auto-explicativas com exceção de “Send To”, que envia a entrada selecionada para uma das outras abas). Como se vê, o programa é simples e, apesar da interface apenas em inglês, seu uso é bastante intuitivo. Com ele você pode controlar os programas que são carregados durante a inicialização de sua máquina, desabilitando os que achar desnecessários e, caso eles venham a fazer falta, habilitando-os novamente movendo sua entrada da aba “Deleted” de volta à aba original. É simples assim.

Mas o “Startup Control Panel” brilha mesmo quando usado em conjunto com o “Startup Monitor”, também gratuito e obtenível na mesma fonte. Um programeto que roda em segundo plano sem sequer se dar ao trabalho de incluir seu ícone na Área de Notificação. Fica em seu canto, silencioso e branco como a bruma e jamais se manifesta exceto se algum programa decidir acrescentar um item aos que são carregados na inicialização. Neste caso ele interrompe a ação e abre a janela mostrada na figura solicitando sua permissão. Clique em “Yes” que a alteração será feita e você terá um novo programa rodando em segundo plano. Clique em “No” e a carga será bloqueada. Mas a entrada correspondente será acrescentada a uma das abas do “Startup Control Panel”, porém desabilitada. O que é uma mão na roda: se você perceber mais tarde que o programa é indispensável basta abrir o “Startup Control Panel”, localizar a entrada e a habilitar. Não é um primor?

Clique e amplie...
Figura 1 - Clique e amplie...

B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]