Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
07/12/2006
< Acostumando-se com o IE7 >

E então, instalou o novo Internet Explorer 7 e está deliciando-se com a navegação em abas? Ou achou que realmente o programa melhorou, mas se sente perdido diante da nova interface e tentado a voltar ao terreno seguro do velho IE6? Se for este o caso, relaxe. Mudanças de interface costumam desorientar o mais experiente dos usuários. Mas no caso do IE7 as melhorias foram tantas que talvez valha a pena dar uma chance ao programa.

Para começar: se você sente tanta falta de sua boa e velha barra de menus que não consegue viver sem ela, traga-a de volta. Um clique no ícone “Ferramentas” da barra de Ferramentas e um novo clique na entrada “Barra de menus” que então se abre é tudo o que você precisa para fazê-la aparecer e permanecer em seu lugar. Usá-la apenas até se acostumar com a nova interface ou ficar com ela para sempre é com você.

Outro ponto que costuma afligir os usuários da nova versão (e levá-los de volta aos menus) é o desaparecimento de qualquer ícone, entrada ou ferramenta que permita efetuar a busca de uma palavra ou expressão na página que está sendo consultada, ou seja, algo correspondente à entrada “Localizar nesta página” do menu “Editar” do velho IE6. É claro que o atalho “Ctrl+F” (assim como todos os demais atalhos aos quais você já havia se acostumado no IE6) continua existindo e funcional. Mas se preferir usar a entrada de menu, não se aflija, ela apenas mudou de lugar. Para encontrá-la clique na pequena seta para baixo ao lado do ícone “Pesquisar” (em forma de uma lente de aumento, situado no canto superior direito da janela do navegador). Isso abrirá um menu onde não apenas você encontrará a entrada procurada como também as demais opções de dispositivos de busca (na Internet), além de modos de adicionar novos e alterar o atualmente escolhido.

Uma mudança especialmente importante por dizer respeito à segurança foi a alteração da posição do ícone em forma de cadeado que indica que se está navegando em um sítio “seguro”: agora, em vez de situar-se no canto direito da barra de status no pé da janela, o ícone subiu para local mais “chamativo”, a extremidade direita da barra de endereços. Basta entrar em um sítio seguro que ele aparece ali, bem visível. E se você desejar mais informações sobre a segurança do sítio, clique no cadeado para abrir uma janela adicional.

Mas a melhor mudança foram as abas. Abrir uma nova aba é fácil: basta clicar no ícone “Nova Guia” (situado na extremidade direita da linha de abas) ou acionar o atalho “Ctrl+T”. Cada aba funciona como um navegador convencional ou seja, um clique em um atalho nela contido salta para a nova página que substitui a atual dentro da mesma aba. Se você deseja abrir a nova página em uma nova aba para facilitar a consulta a ambas, mantenha “Ctrl” apertado ao clicar no atalho. Isto funciona também quando o atalho abre uma nova instância do navegador (ou seja, uma nova janela do IE7 com novas abas). Por outro lado, se isto é justamente o que você deseja (abrir uma nova instância focada no destino do atalho), pode forçar que aconteça mantendo a tecla “Shift” apertada ao clicar no atalho. Para entender melhor entre em um sítio qualquer, clique em alguns atalhos e em seguida repita a operação premindo “Ctrl” e depois premindo “Shift” para ver o que ocorre.

Mas uma das mudanças mais apreciadas é a possibilidade de alterar o tamanho do conteúdo das páginas. Sim, acabou o sofrimento de decifrar texto em fontes minúsculas. O ícone em forma de lente de aumento na extremidade direita da barra de status é o controle de “zoom”. Clicar clique nele amplia o conteúdo da tela. Um clique na pequena seta para baixo a seu lado abre o menu que permite ajustar o tamanho. Mas o melhor mesmo são os atalhos: a tecla “Ctrl” combinada com a do sinal de adição (+) do teclado alfanumérico amplia, combinada com a do sinal de subtração (-) do mesmo teclado, reduz. Agora, no IE7, pode-se ajustar texto e imagens para o tamanho mais confortável. Uma bênção...

Clique e amplie...
Figura 1 - Clique e amplie...

B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]