Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
11/01/2007
< Lembrando (e limpando) senhas no IE >

Quando se usa o Internet Explorer para visitar um sítio que exige identificação do usuário e senha, dependendo de como o programa esteja ajustado, pode ocorrer que, após fornecida a Identidade do Usuário (“userID”) e senha surja a janela “Preenchimento Automático de Senhas” indagando se você “deseja que o Internet Explorer lembre esta senha”. Se você confirmar clicando no botão “Sim”, a partir de então toda a vez que fornecer aquela identidade de usuário ao Internet Explorer o navegador preencherá automaticamente a caixa de entrada da senha.

Isso pode ser bom ou ruim. Se você usa o IE com freqüência para visitar o mesmo sítio, digamos um sítio de notícias ou de informações tecnológicas no qual a senha não é do tipo que inspire grandes cuidados no que toca à confidencialidade, deixar o programa preenchê-la automaticamente sempre poupa algum trabalho e talvez valha a pena. Mas há casos, como o sítio de seu banco, em que o preenchimento automático pode ser extremamente perigoso. Algo parecido acontece se você usa um micro compartilhado, digamos, com seu/sua cara metade para manter em dia o correio eletrônico na modalidade “webmail” (na qual as mensagens são lidas e respondidas usando o programa navegador). Por menos que você tenha a esconder, deixar o IE lembrar sua senha provavelmente não é uma atitude das mais sensatas. Como diria a saudosa D. Eulina, é um caso típico de “quem procura sarna para se coçar”...

Então, vamos por partes. Se você deseja (ou não) que o IE lembre aquela senha em particular mas continue perguntando se deseja lembrar a de cada novo sítio que solicite identificação, clique em “Sim” (ou em “Não”) e siga adiante lépido e fagueiro.

Já se você deseja evitar que não somente aquela como também qualquer outra senha seja lembrada, marque a caixa “Não oferecer para lembrar senhas novamente” antes de clicar em “Não”. E se você quer configurar a função sem esperar pela ocasião em que a janela “Preenchimento Automático de Senhas” se manifeste, o caminho é: [menu “Opções da Internet” >>  aba “Conteúdo” >> botão “Configurações” do grupo “Preenchimento Automático”]. Na janela que então se abre, basta marcar a caixa “Nomes de usuários e senhas em formulários” para fazer com que a senha seja lembrada (mas caso a deixe marcada, não esqueça de marcar também a outra, “Avisar para salvar senha”, do contrário o IE passa a lembrar suas senhas automaticamente sem avisá-lo).

Finalmente (mas nem por isso menos importante): como obrigar o IE a “esquecer” senhas que ele porventura tenha lembrado mas que você não mais deseja que sejam preenchidas automaticamente? Bem, neste caso o caminho é um pouco mais tortuoso: [menu “Opções da Internet” >> aba “Geral” >> botão “Excluir” do grupo “Histórico de navegação”]. Para fazer o IE “esquecer” todas as senhas basta clicar no botão “Excluir senhas” do grupo “Senhas” da janela que então se abre.

E sou capaz de apostar que teve gente que ao acabar de ler o parágrafo acima não conseguiu conter um aliviado “Ufa”!...

Clique e amplie...
Figura 1 - Clique e amplie...

B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]