Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
18/01/2007
< Limpando o Registro >

Eu não costumo recomendar programas. Mas o RegScrubXP, sobre o qual falaremos hoje, é gratuito, fácil de usar e excelente para complementar nossas tarefas de início do ano. Pois depois de limpar o disco rígido, arrumar nossos arquivos e limpar senhas do navegador, nada melhor do que “dar um trato” no Registro.

O Registro é uma peça importantíssima para o desempenho de Windows. Trata-se de um Banco de Dados dinâmico armazenado sob a forma de um conjunto de arquivos que é montado após a partida do sistema e que retém dados, configurações e ajustes não apenas de Windows como de todos os programas que rodam na máquina.

O Registro é alterado toda vez que se instala ou remove programas e se muda ajustes ou configurações. E, com o passar do tempo, acaba acumulando uma enorme quantidade de “lixo” (dados inúteis) em suas divisões e subdivisões (“chaves” e “entradas). E quanto mais lixo acumula, mais “pesada” fica a máquina e mais lento o desempenho do sistema. Portanto é conveniente fazer uma limpeza periódica no Registro.

Há programas que perscrutam todo o Registro em busca de entradas desnecessárias e se oferecem para removê-las. Recentemente me deparei com um deles, o RegScrubXP, que funciona em Windows XP e 2000 e apresenta algumas características interessantes. Para começar, permite desfazer qualquer alteração (ou seja: se identificar erroneamente uma entrada como inútil e a remover, pode-se restaurar a situação anterior recriando a entrada). Além disso, após a identificação do suposto “lixo”, apresenta a relação daquilo que pretende remover, permitindo que o usuário aceite ou rejeite as sugestões. Para evitar que as entradas rejeitadas venham a ser “flagradas” como inúteis em varreduras futuras, permite criar listas de exclusões, ou seja, entradas que não serão mais selecionadas para remoção. E, de brinde, traz um conjunto de ajustes que permitem alterar características do sistema como mudar a fonte de Windows, mudar o nome do usuário registrado e de sua organização e até mesmo criar uma nota ou mensagem para ser exibida durante a inicialização do sistema (acessíveis através do botão “Misc.”).

Curiosamente, não consegui localizar o sítio do desenvolvedor para baixar o programa diretamente de lá (encontrava-se fora do ar, não sei se temporária ou permanentemente). Mas ele pode ser obtido em diversos sítios especializados em “freeware” e “shareware”. Uma busca no Google revelará diversos deles. Eu baixei minha cópia do Sofotex, em < www.sofotex.com/RegScrubXP-download_L7528.html >. Veio sob a forma de um arquivo executável de 580 Kb que instalou o programa sem grandes complicações.

Instalado, basta executá-lo, clicar no botão “RegScrubXP Finds Problems” e esperar um pouco para que a lista de todo o “lixo” encontrado seja exibida (veja figura). Nesta máquina, foram identificadas 150 entradas inúteis. Que selecionei todas clicando no botão “Select All Problems” e mandei remover clicando em “Fix Selected Problems”.

É simples assim. Se alguma coisa der errada, basta clicar em “Restore”, escolher a data da varredura e mandar desfazer as alterações. E se você tem conhecimentos de inglês, sempre pode recorrer à ajuda, um arquivo de “Help” primoroso. Bom proveito.

Clique e amplie...
Figura 1 - Clique e amplie...

B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]