Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
25/01/2007
< Dispensando o mouse... >

Windows e a Internet estão cheios de janelas e formulários a serem preenchidos, todos prenhes de controles como abas, botões, caixas, botões de rádio e coisas que tais (como a janela da figura; por acaso uma das janelas do Internet Explorer, mas para o fim que nos interessa poderia ser qualquer outra, semelhante a ela ou não). Com o passar do tempo nos acostumamos a preenchê-las com o auxílio do mouse e a coisa torna-se quase inconsciente: clica-se nas abas para passar de uma para outra, marca-se caixas e botões de rádio clicando sobre elas para efetuar ajustes e, também com um clique, aciona-se os botões para disparar uma ação. Mas imagine que, por qualquer razão, você precisa fazer isso sem o uso do mouse (e não se trata de retórica: há ocasiões em que isso efetivamente ocorre e talvez você já se tenha deparado com uma delas). Como fazer?

Bem, como dizia Mark Twain, “there’s more than one way to skin a cat” (“há mais de uma forma de despelar um gato”, se bem que jamais entendi porque usar como exemplo uma operação tão cruel com o pobre animal) e Windows é pródigo em oferecer meios alternativos de efetuar a mesma tarefa.

O primeiro passo é saber como trocar de aba (seta 1) sem apelar para o mouse. Basta combinar as teclas “Ctrl+Tab” (mantenha Ctrl apertado e tecle Tab). Cada acionamento salta para a aba seguinte. Para retornar à anterior, use a combinação “Ctrl+Shift+Tab”.

O segundo passo é fazer o “foco” (ou seja, aquilo que indica que o controle está ativo) saltar de campo em campo, o que se consegue acionando sucessivamente a tecla Tab (e retornando para o campo anterior com a combinação “Shift+Tab”). Mas esta tarefa demanda mais atenção já que “campo” tanto pode significar um botão quanto todo um quadro de controles (setas 2) e é preciso prestar atenção no destaque. Botões são realçados com uma sutil borda azul (como o botão “OK” da figura”) e quando o foco passa para o quadro de controles, um de seus controles aparece destacado (como o botão de rádio “Focalizar” da figura). Mas atenção: sempre que um controle no interior de um quadro aparece em destaque o foco está no quadro, não nos botões; mas note que o botão OK continua assinalado, portanto cuidado para evitar confusões.

Dentro de um quadro, faz-se o destaque (seta 3) deslocar-se de controle em controle acionando as setas para cima e para baixo, respectivamente.

Pronto: agora você já sabe saltar de aba em aba e deslocar o foco exatamente para o botão que deseja acionar ou para o controle que deseja marcar. Só falta saber como acionar o botão ou marcar o controle. O que também é simples: aciona-se o botão teclando ENTER e marca-se (ou desmarca-se) um controle acionando-se a barra de espaços (ela age como um “comutador”: se o botão ou caixa em destaque está marcado, a barra de espaço o desmarca; se está desmarcado, ela o marcará).

Feitos os ajustes, para fechar a janela tecle “Tab” sucessivamente até que o foco esteja sobre um dos botões “OK” ou “Cancelar” (para confirmar ou desistir) e tecle ENTER.

A coisa é mais simples do que parece e, acredite, pode vir a ser de grande utilidade. E não apenas quando seu mouse estiver inativo: usuários experientes costumam cumprir suas tarefas mais rapidamente com o teclado e quem sabe um dia você dará preferência a fazer seus ajustes assim...

Figura 1

B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]