Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
01/02/2007
< Última configuração válida >

Certamente você já viu a tela da figura. E provavelmente não ficou muito satisfeito ao vê-la, já que ela é sinal seguro de problemas na inicialização e costuma aparecer quando se inicializa o sistema após um travamento, um desligamento inopinado ou, a seu pedido, mantendo a tecla de função F8 premida durante a inicialização.

Ela oferece cinco opções. A última, “Iniciar normalmente”, simplesmente ignora o problema e segue adiante como se nada houvera acontecido (boa para os casos em que o micro foi desligado proposital ou acidentalmente sem as precauções devidas). As três primeiras inicializam a máquina no “modo seguro” ou “modo de segurança”. Ao ser assim inicializado o sistema carrega apenas seus componentes essenciais, com o mínimo indispensável de “drivers” e sem qualquer programa residente. Pode ser em modo gráfico (e nesse caso é apenas carregado o driver de vídeo padrão, que gera uma tela de baixa resolução) com ou sem rede e, em casos extremos, apenas o prompt de comando. Neste modo a funcionalidade do sistema fica bastante prejudicada mas permite que algumas operações básicas, como verificação de discos, inibição da carga de drivers, programas auxiliares e coisas que tais sejam executadas, sempre visando a resolução de alguma dificuldade. É uma ferramenta excelente para contornar problemas, mas é preciso algum conhecimento para saber o que fazer após acioná-la.

Resta a opção “Última configuração válida”, que aparece em todas as versões de Windows a partir da NT. Para o leigo, ela é o caminho das pedras.

Funciona assim: cada vez que Windows encerra uma inicialização bem sucedida, depois de se assegurar que tudo correu “nos conformes”, grava um arquivo de sistema com uma cópia do Registro, da configuração de hardware, do conjunto de “drivers” carregados, em suma, uma espécie de “radiografia” de tudo o que foi carregado durante a inicialização. Porém, se foi detectado qualquer problema durante a carga do sistema e de seus drivers ou se a inicialização travou, este arquivo não é gravado.

Imagine que você tenha acabado de incluir um novo componente de hardware e instalado seu driver. Ou instalado um novo programa. E imagine que este driver ou programa conflite com outro software instalado. Resultado: a primeira inicialização após a instalação do novo componente falha miseravelmente e aquela tela é apresentada.

Você até pode, se tiver conhecimento suficiente para tal, carregar o sistema no modo de segurança para investigar as causas do conflito. Mas se simplesmente escolher a opção de inicializar com a “Última configuração válida”, o sistema inicializará recorrendo à cópia da configuração após a última vez que foi inicializado com sucesso (e que, portanto, não inclui a carga do “driver” ou programa mal comportado) e tudo o que lhe restará fazer é desinstalar o programa ou hardware causador do problema e seu driver.

E se por acaso, quando o problema se manifestar, a tela de abertura mostrada na figura não aparecer (o sistema simplesmente trava, refugando a inicialização), não esqueça que você sempre pode forçar sua exibição premindo a tecla de função F8 logo no início da carga de Windows e mantendo-a apertada até que a tela apareça e a opção “Última configuração válida” lhe seja oferecida.

Figura 1

B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]