Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
22/02/2007
< Saindo depressa >

Já publiquei este truque há alguns anos na seção “Dicas / Windows” do Sítio do Piropo, em < www.bpiropo.com.br > e no livro “Dicas do Piropo” que ainda pode ser encontrado nas livrarias. Mas há uma boa razão para voltar ao assunto: Windows Vista.

Isso porque nem tudo que funciona em uma versão de Windows funciona em outra (de fato, o que veremos hoje não funciona nas versões anteriores ao XP; mas há um “macete” para executar a mesma função nestas versões que pode ser encontrado no Sítio do Piropo ou no livro). E o truque de hoje, no Vista, funciona até melhor (a lista de parâmetros do comando exibida no Vista é maior e mais completa que no XP).

Sair de Windows exige dois ou três cliques de mouse. Que tal sair com um só?

É mais simples do que parece. Basta criar atalhos. Clique com o botão direito do mouse em qualquer ponto “vazio” da Área de Trabalho do XP ou do Vista, acione a entrada “Novo” do menu de contexto e escolha a opção “Atalho” para abrir a janela de criação de atalho. Entre com o comando correspondente (calma que já chegamos nele) na caixa “Linha de Comando”, clique em Avançar, mude o nome do atalho para “Desligar” ou “Reiniciar”, consoante o comando, e feche a caixa clicando no botão “Concluir”.

Na Linha de Comando entrará o comando precedido de sua localização: “%windir%” para indicar a pasta WINDOWS e “system32” para a pasta do arquivo. Tanto para sair como para reiniciar, o comando é o mesmo: “shutdown.exe”. Muda apenas o parâmetro: “-r” para reinicializar; “-s” para sair. Mas se você entrar apenas com isso terá que esperar meio minuto (o tempo padrão) para o comando atuar. Se quer uma ação mais rápida entre também com o parâmetro “-t” para especificar o tempo (de zero a 600 segundos, ou seja, até dez minutos) para que o comando atue. E, se desejar ver a lista completa dos parâmetros modificadores seguidos de sua descrição sumária, abra uma janela do Prompt de Comando (Menu Iniciar >> Todos os programas >> Acessórios), digite nela “shutdown.exe /?” (assim mesmo, mas sem aspas) e tecle ENTER.

Simplificando: para criar um atalho que desligue a máquina cinco segundos após acionado, entre na linha de comando com: “%windir%\system32\shutdown.exe –s –t 5” (sem aspas, respeitando os espaços antes dos travessões e do número de segundos). Já para criar um atalho que reinicialize o computador imediatamente após acionado, a linha de comando será: “%windir%\system32\shutdown.exe –r –t 0”. Acionar um ou outro atalho desligará o Windows ou o reinicializará. E, claro, você poderá escolher o retardo em segundos para a execução do comando ao seu bel prazer.

Os atalhos serão criados com ícones iguais, o padrão do sistema. Para alterá-los clique com o botão direito do mouse sobre o ícone, acione a entrada “Propriedades” de seu menu de contexto e, na guia “Geral” da janela de propriedades, clique no botão “Alterar ícone”. Aparecerá uma janela indicando que o comando não dispõe de um ícone próprio e oferecendo a escolha entre os disponíveis na lista de ícones do sistema. Aceite a oferta e escolha o ícone que achar mais adequado para cada um de seus atalhos. A figura mostra os ícones que escolhi para meus atalhos no Vista e, na janela de propriedades do atalho “Reiniciar”, o botão “Alterar Ícone” assinalado e a linha de comando preenchida.

Figura 1

B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]