Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
15/03/2007
< Criando atalhos de sítios na Área de Trabalho >

A concepção da interface gráfica de Windows baseia-se no paradigma da “Área de Trabalho” (na versão em inglês chama-se “desktop” e se refere à superfície de sua escrivaninha ou sua mesa de trabalho). O conceito é baseado na “orientação para objetos” onde os ícones da Área de Trabalho de Windows representam os objetos que se usa no dia-a-dia e que normalmente estão espalhados na superfície de nossa escrivaninha: documentos, impressoras e demais ferramentas usuais de trabalho.

Embora um velho ditado afirme que “uma escrivaninha arrumada é clara evidência de uma mente enferma”, deve-se tomar com os ícones criados sobre a área de trabalho o mesmo cuidado que se toma com o que se deixa espalhado sobre a escrivaninha. Coisas de menos tornam mais difícil encontrar a ferramenta desejada na hora necessária. Coisas demais geram confusão e atrapalham o serviço. Mas a possibilidade de criar atalhos para praticamente tudo e mantê-los sobre a Área de Trabalho, se usada com a devida discrição e discernimento, pode tornar sua vida muito mais fácil.

Um exemplo típico são os sítios da Internet que freqüentamos assiduamente. E não me refiro àqueles que visitamos algumas vezes por semana mas aos que se visita algumas vezes por dia, como por exemplo seu “blog”, um ou outro sítio de pesquisa, enfim, aqueles que a necessidade obriga manter atalhos tão à mão quanto possível.

Em Windows nada está mais à mão que a área de trabalho. Portanto, se você está toda hora carregando seu programa navegador, abrindo o menu “Favoritos” e clicando sempre na mesma entrada para visitar um determinado sítio, encurte esta distância para um único clique criando um atalho para o sítio na Área de trabalho.

Isto pode ser feito de duas formas. A convencional consiste em clicar com o botão direito na Área de Trabalho, acionar a opção “Atalho” da entrada “Novo”, entrar com o URL (ou endereço Internet) do sítio na caixa “Linha de comando”, clicar em “Avançar”, escolher um nome adequado para o atalho e clicar em “Concluir”. Mas há uma forma mais fácil: abra o Internet Explorer (versão 6 ou superior), vá para o sítio desejado e, com o botão esquerdo do mouse, simplesmente arraste e solte na área de trabalho o pequeno ícone que aparece à esquerda do endereço do sítio na caixa de endereços do IE. Em ambos os casos o resultado será a criação de um atalho para o sítio com o ícone do Internet Explorer em sua área de trabalho. Testei no Windows XP e no Vista e funcionou, mas deve funcionar igualmente para versões anteriores.

Clique apra ampliar...
Figura 1 - Clique para ampliar

B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]