Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
05/04/2007
< Três toques >

Hoje, três toques rápidos, coisas simples mas que facilitam nossa vida. Começando com a operação de “colar” (acionada com Ctrl+C ou Ctrl+Ins) nos documentos do pacote Office. Já reparou que toda vez que você aciona esta opção aparece ao lado do objeto colado o pequeno ícone “Opções de colagem” (assinalado com a seta na figura)? Se você continuar digitando, o ícone simplesmente desaparece como se jamais houvera existido e por isso muita gente nem se dá conta dele. Mas sabendo usar, ele resolve um problema e tanto. Seguinte: você copiou um trecho de texto, digamos, de uma página da Internet exibida em seu navegador e acabou de colá-lo em um documento Word. Em geral, quando se faz isso, pretende-se manter a formatação do texto contido no documento, não a da página da Internet. Mas por padrão o Office faz justamente o contrário e você acaba colando em seu documento um texto com a formatação original (a do navegador). Pois bem: clicando na pequena seta para baixo que aparece quando se move o ponteiro do mouse para cima do ícone “Opções de colagem” aparece um menu de contexto que permite escolher a formatação desejada. E, melhor: acionando a opção “Definir Colagem Padrão” você pode alterar o procedimento padrão adotado pelo programa daí em diante para a colagem de texto.

Figura 1

O segundo toque é para quem usa conexões de alta taxa (“banda larga”) do tipo que fica sempre conectada ou para quem passa longos períodos conectado à Internet mesmo via linha discada e deseja evitar o trabalho de verificar de tempos em tempos se há novas mensagens de correio eletrônico. Quem usa o Outlook Express pode ajustá-lo para fazer isso automaticamente. Basta abrir o programa, acionar a entrada “Opções” do menu “Ferramentas”, passar para a aba “Geral” da janela “Opções” e, no grupo “Enviar /receber mensagens” marcar as duas caixas “Enviar e receber mensagens na inicialização” e “Verificar se há novas mensagens a cada nn minutos” (ajuste o valor de “nn” para o intervalo desejado). A partir de então, depois de verificar se há novas mensagens quando você ligar o micro, a cada “nn” minutos o OE estabelecerá uma conexão com seu provedor de correio eletrônico (ou com todos eles, se você tiver mais de uma conta) e transferirá quaisquer novas mensagens eventualmente disponíveis.

Figura 2

O último toque vai para os proprietários dos “wheel mouses”, aqueles mouses com uma “rodinha” que pode ser acionada com o dedo indicador (se você não tem um mouse desses, sugiro experimentar; é o tipo da coisa que facilita um bocado nosso trabalho). Em princípio a roda, ao ser premida, funciona como um terceiro botão (cuja função você pode escolher; nas minhas máquinas ajustei-a para invocar o dicionário residente Babylon) e ao ser girada faz rolar o conteúdo da janela ativa. Mas alguns programas lhes dão funções adicionais. Por exemplo: no Internet Explorer, combinada com “Shift” e dependendo do sentido em que é girada, ela “navega” para a próxima página ou para a anterior e combinada com “Ctrl” ela aumenta ou reduz o tamanho do texto (o que acontece também em alguns programas como o Word, por exemplo).

B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]