Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
12/04/2007
< Navegando em tela cheia >

Se você usa o Internet Explorer e gostaria de aproveitar melhor a área de seu vídeo mostrando apenas o que de fato interessa, ou seja, o conteúdo da página que está sendo visitada, pode forçar a exibição em tela cheia de três formas distintas. A mais convencional, porém mais trabalhosa é acionar a entrada “Tela Inteira” do menu “Exibir” (assinalada com a seta na figura; se a barra de menus não estiver acessível, tecle “Alt”;). A segunda é premir a tecla de função “F11”. E a terceira, que me parece mais prática, é teclar “Alt+ENTER” (combinando a tecla “Alt” com ENTER). Ao fazê-lo, você verá o conteúdo da página que está sendo visitada ocupar quase a tela inteira. O “quase” corre por conta da barra de status, na base da tela, que lá permanecerá caso sua exibição esteja habilitada. Eu, pessoalmente, recomendo que ela ali permaneça, pois é através dela que o programa lhe fornece informações importantes de segurança (por exemplo, se o “modo protegido” está ativado e em que “zona” você está navegando) além de mostrar o verdadeiro endereço para o qual os atalhos (“links”) irão levá-lo (basta pousar o ponteiro do mouse sobre qualquer atalho para que o endereço de destino apareça ali). Mas se você quiser se ver livre dela e usar cada milímetro quadrado de seu vídeo para exibir o conteúdo do sítio que está visitando, basta desmarcar a entrada “Barra de Status” do menu “Exibir” antes de entrar no modo de tela cheia.

Neste modo todos os atalhos funcionam, o menu de contexto (obtido clicando-se com o botão direito) permanece funcional e, se você precisar recorrer aos controles padrão (caixa de endereços, abas e ícones) que desapareceram ao entrar em tela cheia, basta mover o ponteiro do mouse para o topo da tela que eles reaparecerão com toda sua beleza, esplendor e funcionalidade (use-os, tire o ponteiro de lá e eles obedientemente desaparecerão novamente). Para fazê-los retornar permanentemente, saindo do modo de tela cheia, basta premir novamente “F11” ou acionar “Alt+ENTER”.

Porém se você quiser ser ainda mais radical e fazer com que o Internet Explorer passe a funcionar exclusivamente em tela cheia, sem barra de status e sem qualquer meio de acesso aos menus e controles padrão, pode rodá-lo no “modo quiosque”. Basta invocá-lo através de uma linha de comando (que pode ser digitada na caixa “Abrir” da janela “Executar” do menu Iniciar do Windows XP ou inserida diretamente na caixa de pesquisas do menu Iniciar do Windows Vista) que contém o comando “iexplore” com o parâmetro “-k” seguido do URL do sítio, separados por espaços. Por exemplo: “iexplore –k www.bpiropo.com.br” (assim mesmo, mas sem as aspas). No modo quiosque, os atalhos e menus de contexto ainda funcionam, mas não há como ter acesso à barra de endereços, às abas e aos ícones dos comandos. A única forma de sair dele é encerrando o programa com o atalho “Alt+F4” (que fecha o programa que roda no primeiro plano).

Figura 1

B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]