Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
19/04/2007
< Personalizando apresentações >

Leciono “Arquitetura e Organização de Computadores” em diferentes cursos superiores tanto voltados para a tecnologia de sistemas como para a formação de profissionais ligados ao desenvolvimento de sítios da Internet, os “web designers”. E procuro ilustrar minhas aulas com apresentações, quase sempre desenvolvidas no Power Point do pacote de aplicativos Office, que também costumo usar para ilustrar palestras.

O assunto das aulas é basicamente o mesmo. Afinal, a arquitetura dos computadores não muda em função de quem a aprende. Mas o que muda é a ênfase em determinados temas. Por exemplo: o pessoal ligado à tecnologia se interessa muito mais pelos detalhes do funcionamento interno de microprocessadores que os futuros “web designers”. Em contrapartida, estes têm muito mais interesse que os primeiros nos “modos de vídeo”, resoluções de tela e número de cores da imagem, já que o valor de seu trabalho dependerá bastante da forma como será exibido no vídeo. Portanto, em princípio, as apresentações desenvolvidas para estas turmas deveriam ser diferentes, enfatizando um ou outro tema. O que dobraria meu trabalho para criá-las. A não ser que eu pudesse criar apresentações que abordassem com igual ênfase todos os assuntos e, no início da aula, pudesse determinar que slides seriam exibidos em função da audiência.

Pois o PowerPoint permite fazê-lo. Se um dia você precisar de apelar para este recurso, o procedimento é simples. Primeiro, crie uma apresentação com todos os slides que serão exibidos para ambas (ou mais de duas, se for o caso) as platéias. Em seguida, com a apresentação carregada no PowerPoint, acione a entrada “Personalizar apresentações” do menu “Apresentações” e, na janela que então se abre, clique no botão “Nova”.

Isto fará se abrir uma nova janela com uma caixa para a entrada do nome da apresentação (escolha, por exemplo, “design”) e duas listas, a da direita vazia, a da esquerda exibindo os títulos de todos os slides. Selecione aqueles que você deseja incluir na apresentação “design” e clique no botão “Adicionar” para passá-los para a lista da direita. Depois clique em OK para retornar à janela anterior. Agora, repita o procedimento criando uma nova apresentação (por exemplo: “tecnologia”), selecione e adicione os slides que farão parte dela (que podem ser comuns a ambas as apresentações ou não) e saia clicando em “Fechar”.

Assim você terá uma única apresentação com dois diferentes conjuntos de slides que podem ser selecionados de acordo com a audiência. Para exibir um deles de dentro do próprio PowerPoint, abra a janela “Apresentações personalizadas” usando a entrada de menu correspondente, selecione o nome da apresentação e clique em “Mostrar”.

Porém se você prefere transportar apresentações gravadas no formato “PPS”,  não editável, ainda assim pode escolher qual apresentação personalizada será exibida. Basta, após carregado o arquivo “PPS”, clicar com o botão direito na tela que exibe o primeiro slide (que deverá ser comum a ambas as apresentações), clicar sobre a entrada “Apresentação personalizada” do menu de contexto que então se abre e escolher, na lista de apresentações personalizadas, qual deseja exibir clicando sobre seu nome.

Figura 1

B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]