Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
26/04/2007
< Diquinhas sobre o IE7 >

A versão 7 do navegador Internet Explorer da Microsoft já está disponível desde outubro de 2006 e trouxe tantas (e tão boas) novidades em relação às anteriores que já está instalada na maioria dos micros. Hoje vamos falar um pouco sobre ela e dar três pequenas dicas que facilitarão a vida de seus usuários.

Uma das grandes vantagens do IE7 é a chamada “navegação com guias”, que permite visitar diversos sítios simultaneamente na mesma janela do navegador exibindo o conteúdo de cada um deles em sua própria guia e podendo, inclusive, mostrar na janela uma miniatura de cada guia para saltar mais facilmente para o sítio desejado (a Microsoft batizou isto de “guias rápidas”). A navegação com guias permite alguns ajustes, inclusive sua desativação caso ela lhe desagrade. Para efetuá-los: acione a entrada “Opções da Internet” do menu “Ferramentas” (se a barra de menus não estiver visível, basta premir a tecla “Alt”), passe para a guia “Geral” (se já não estiver nela) e clique no botão “Configurações” do grupo “Guias” para abrir a janela “Configurações de Navegação com Guias”. Nela, além de habilitar ou desabilitar a navegação com guias marcando ou desmarcando a caixa correspondente, pode-se escolher o comportamento quando elas estão habilitadas (avisar quando se manda fechar várias guias, sempre alternar para novas guias, abrir novas guias ao lado da guia atual, habilitar ou desabilitar guias rápidas e outras), decidir qual o comportamento quando uma janela pop-up for encontrada e onde abrir atalhos (“links”) de outros programas.

Navegar com guias sem dúvida é vantajoso. Mas se você perdeu conexão com seu servidor por alguns minutos enquanto está com diversas guias abertas e tentou recarregar suas páginas durante aquele período, acabará com todas elas exibindo uma mensagem informando que “O Internet Explorer não pode exibir a página da Web”. Se a falha foi apenas momentânea, você sempre poderá carregar novamente cada uma delas passando para ela e clicando no ícone “Atualizar” (aquele com o formato de duas setas apontando para cima e para baixo na extremidade direita da caixa de endereços). Mas há uma forma mais fácil que permite recarregar todas com um único comando. Basta clicar com o botão direito sobre qualquer uma das abas (clique no interior da própria aba) e escolher a opção “Atualizar todas” do menu de contexto que então se abre.

Finalmente: se sua conexão está particularmente lenta e você não está interessado nas ilustrações, pode fazer com que a página carregue mais depressa inibindo a exibição de figuras. Acione a entrada “Opções da Internet” do menu “Ferramentas”, passe para a guia “Avançadas”, localize o grupo de ajustes “Multimídia”, desmarque a caixa em frente à entrada “Mostrar imagens” e confirme clicando em OK. Doravante a página exibirá apenas um pequeno ícone retangular no lugar das figuras. É claro que o inverso também funciona: se o Internet Explorer 7 mostra apenas pequenos ícones retangulares no lugar das figuras e você não sabia a razão, agora sabe: siga o procedimento acima descrito e marque a caixa “Mostrar imagens” que o problema se resolve.

Clique apra ampliar...
Figura 1 - Clique para ampliar

B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]