Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
10/05/2007
< Um passo a menos >

Se você usa o Outlook Express (OE) para gerenciar seu correio eletrônico, provavelmente usa o Catálogo de Endereços para armazenar os dados de seus contatos. Trata-se de um pequeno utilitário independente (seu arquivo executável é o Wab.Exe, iniciais de “Windows Address Book”, e geralmente se aninha na mesma pasta do OE) que, no entanto, integra-se tão perfeitamente ao OE que muita gente pensa que se trata apenas de mais uma função do programa. Tanto assim que se pode usar indefinidamente o catálogo de endereços sem jamais recorrer diretamente a seu arquivo executável. Para isto basta manter aberto o painel “Contatos” (Menu “Exibir” do OE >> Entrada “Layout” >> marcar caixa “Contatos” do grupo “Layout”) para ter acesso à lista dos contatos (um clique duplo sobre o nome de um contato neste painel abre o editor de mensagens já com a linha de endereço preenchida com o endereço de correio eletrônico correspondente) e, para incluir um novo contato na lista, executar um clique com o botão direito sobre a linha de qualquer mensagem no painel principal do OE (aquele com a lista das mensagens) e clicar em “Adicionar remetente ao Catálogo de Endereços”.

A adição manual de novos contatos exige abrir a janela “Catálogo de Endereços” (ou seja, recorrer diretamente ao Wab.Exe). Para isto acione a entrada “Catálogo de Endereços” do menu “Ferramentas” (ou recorra à combinação de teclas “Ctrl+Shift+B” ou clique no ícone do Catálogo de Endereços caso ele apareça na barra de ferramentas). A adição de um novo contato é feita acionando a entrada “Novo Contato” do menu “Arquivo” (da janela do Catálogo de Endereços, não na do próprio OE) e preenchendo os campos das guias correspondentes da janela “Propriedades” do contato que então se abre.

Quem faz isso pela primeira vez poderá perceber, com um simples exame da janela das “Propriedades” dos contatos e de seu conjunto de guias, que o aplicativo é muito mais que um mero armazenador de nomes e endereços de correio eletrônico: ele é um pequeno mas poderoso banco de dados que pode armazenar ainda endereços e telefones residenciais e comerciais, dados para teleconferências, identidades digitais e quaisquer outras anotações sobre os diversos contatos. Como se vê, é realmente um aplicativo independente e tão poderoso que se você entrar em uma das guias de dados residenciais ou comerciais com o endereço do contato e clicar no botão “Exibir Mapa” ele mostrará um mapa com a localização do endereço. Dependendo do país, ele pode mostrar apenas a localização da cidade, mas um endereço nos EUA, por exemplo, leva à exibição do mapa detalhado com a localização precisa do imóvel na rua onde fica situado. Experimente.

Também é preciso abrir a janela “Propriedades” do contato quando for necessário alterar os dados de um determinado contato. Neste caso basta clicar com o botão direito do mouse sobre o contato no painel “Contatos” do OE e acionar a entrada “Propriedades” ou abrir a janela do Catálogo de Endereços e executar um duplo clique no nome do contato.

Agora que você já o conhece melhor, pode usar o Catálogo de Endereços como seu banco de dados pessoal. Pode até, se desejar, criar um atalho para ele em sua Área de trabalho localizando seu executável Wab.Exe no drive C, arrastando seu ícone para a Área de trabalho com o botão direito e, ao soltar, escolhendo “Criar atalho aqui”. Bom proveito.

Clique apra ampliar...
Figura 1 - Clique para ampliar

B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]