Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
17/05/2007
< Reaproveitando slides >
<
do PowerPoint
>

Se você, como eu, usa freqüentemente o PowerPoint, o gerador de apresentações do pacote de aplicativos MS Office, é provável que os temas de muitas de suas apresentações sejam semelhantes. Eu recorro a ele regularmente para preparar palestras e aulas. E como tanto em um caso quanto em outro os assuntos se entrecruzam, é comum eu me ver às voltas com diferentes apresentações que contêm um ou mais slides que ou são idênticos ou são muito semelhantes e podem ser usados em mais de uma apresentação com apenas pequenas alterações. E com você não há de ser diferente.

Numa situação assim o primeiro impulso é recriar os slides a cada nova apresentação. Mas há uma forma bastante mais prática: mesclar duas ou mais apresentações, reutilizando em uma delas slides criados para a(s) outra(s).

PowerPoint permite que isto seja feito de forma simples e direta. Primeiro, carregue o programa e abra a apresentação que contém maior número de slides a serem utilizados, aquela na qual os slides da(s) outra(s) serão inseridos, e passe para o modo de exibição “Normal” acionando a entrada “Normal” do menu “Exibir”.

Isto feito, acione a entrada “Slides de arquivos” do menu “Inserir” para abrir a janela do “Localizador de slides”. É nela que você irá informar onde estão e quais são os slides a serem inseridos na apresentação aberta. E é também nela que você marcará a caixa “Manter formatação original” se desejar que a formatação original dos slides seja mantida na nova apresentação.

Isto feito, entre com a especificação completa (“letra” do drive, via de diretório, nome e extensão) do arquivo que contém os slides a serem inseridos ou, o que talvez seja mais simples, clique no botão “Procurar” para abrir uma janela com a estrutura hierárquica de pastas e arquivos de seus discos rígidos onde o arquivo desejado poderá ser localizado. Isto fará com que um conjunto de miniaturas dos slides contidos na apresentação apareça no quadro “Selecionar slides”.

Para inserir um ou mais destes slides na apresentação previamente aberta basta selecionar o(s) slide(s) desejado(s) e clicar no botão “Inserir” (para selecionar mais de um slide, mantenha “Ctrl” apertado enquanto clica em cada um deles; para percorrer todos os slides da apresentação, acione a barra de movimentação horizontal que aparece abaixo das miniaturas; para inserir a apresentação inteira, clique em “Inserir todos”).

Os slides serão inseridos imediatamente após o slide selecionado na faixa vertical de miniaturas da apresentação aberta. Porém, depois de inseridos, poderão ser movidos para qualquer outro ponto da apresentação simplesmente arrastando com o mouse a miniatura correspondente até o ponto desejado.

Se você pretende inserir slides de mais de uma apresentação, terá que repetir o procedimento para cada uma delas. E se estiver usando o PowerPoint do Office 2007, o procedimento é bastante semelhante: após abrir a apresentação onde os slides serão inseridos, localize aquela de onde eles serão inseridos clicando na pequena seta para baixo no canto inferior direito do objeto “Novo Slide” da Faixa “Iniciar” e escolhendo a entrada “Reutilizar slides”. O resto do procedimento é quase idêntico. Bom proveito.

Clique apra ampliar...
Figura 1 - Clique para ampliar

B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]