Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
30/08/2007
< Movendo as pastas especiais de Vista >

Semana passada discutimos as vantagens de manter os arquivos pessoais em unidade de disco diferente da ocupada pelos arquivos de sistema, vantagens que se tornam ainda mais evidentes para quem usa Vista e seu sistema de pesquisa e indexação de arquivos.

Vamos ver então como mover as pastas especiais com seus arquivos pessoais para outro drive (partindo do princípio, naturalmente, que você já tenha instalado uma segunda unidade de disco rígido destinada a conter tais arquivos).

Estas “pastas especiais” são criadas pelo próprio Vista na unidade de disco de sistema (em geral o Drive C:). Normalmente são onze pastas (Contatos, Desktop, Documentos, Downloads, Imagens, Jogos Salvos, Links, Músicas, Pesquisas, Vídeos e Favoritos) cada uma delas destinada a um tipo de arquivo. Você pode exibi-las carregando o Windows Explorer e navegando até sua pasta, situada em “C:\Users\[suaID]” (mas antes verifique se seu Windows Explorer está ajustado para “Não mostrar pastas e arquivos ocultos” em “Organizar”, “Opções de pasta e pesquisa”, guia “Modo de exibição”, grupo “Pastas e arquivos ocultos” pois, por questões de compatibilidade, além das pastas especiais sua pasta de usuário contém diversos arquivos ocultos de sistema que não devem ser alterados sob pena de mau funcionamento do sistema; deixe-os em paz).

O procedimento é simples, mas tem que ser repetido para cada pasta que você pretende relocar. Comecemos pela pasta “Documentos”. Abra sua pasta pessoal (lembrando: ela deve estar em “C:\Users\[suaID]” onde “suaID é sua identidade de usuário, o nome pelo qual você faz “login” em Vista) e repare nas pastas nela contidas. Uma delas deverá ser “Documentos”. Clique em seu ícone com o botão direito do mouse, escolha a entrada “Propriedades” para abrir a janela “Propriedades de documentos” e passe para a guia “Local”. Na caixa que contém a via completa da atual pasta “Documentos”, entre com a nova localização (se você acrescentou uma nova unidade de disco à qual atribuiu o designador “D:”, tudo o que tem que fazer é substituir o “C” inicial pelo “D”) e clique em “OK”. Isto fará aparecer a janela “Criar pasta” solicitando permissão para criar a pasta no novo local. Autorize clicando em “Sim” e veja se abrir mais uma janela, “Mover pasta”, indagando se deseja mover os arquivos da pasta antiga para a nova. Concorde, clicando em “Sim” (este ponto é crucial já que se você não mover os arquivos para a nova pasta ficará com parte de seus documentos pessoais em uma unidade de disco e parte em outra e, o que é pior, em pastas de mesmo nome, o que transformará a administração de seus arquivos em uma confusão infernal).

Figura 1

Pronto, sua pasta “Documentos” foi-se para o novo drive. Repita o procedimento para cada uma das demais pastas de seus documentos pessoais até migrá-las todas.    

Se você se deu a todo este trabalho para tirar vantagem do excelente sistema de indexação de arquivos de Vista, ainda falta um detalhe: informar Vista sobre o novo local de seus documentos pessoais para que eles sejam indexados. Para isto, abra o Painel de Controle, passe para o grupo “Sistema e Manutenção” e, em “Opções de Indexação” clique em “Alterar o modo como Windows pesquisa” para abrir a janela “Opções de indexação”. Nela, clique no botão “Modificar” e, na janela “Locais Indexados” que então se abre, clique em “Mostrar todos os locais” (você precisará de autorização do administrador). Agora, no painel superior, basta navegar até o novo local de suas pastas (“D:\Users\[suaID]”) e marcar a caixa correspondente para incluir todos os seus documentos pessoais no sistema de indexação de Vista. Garanto que a rapidez com que você encontrará documentos quando efetuar uma busca compensará o trabalho.

Figura 2

 

B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]