Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
13/09/2007
< Alterando parâmetros >
<
do Dual Boot de Vista
>

Durante o processo de instalação de Windows Vista em uma máquina que já dispõe de uma cópia de Windows XP, 2000 ou NT 4.0 instalada, caso se tenha uma segunda partição disponível, é possível instalar Windows Vista nesta segunda partição e escolher o sistema operacional a ser usado. Isto recebe o nome de “dual boot” ou inicialização dupla. A cada inicialização aparece um menu que indaga qual versão do sistema operacional se deseja usar e aguarda um intervalo de 30 segundos para que o usuário escolha entre a oferecida por padrão (geralmente Vista) ou a anterior. Se nenhuma escolha for feita dentro deste intervalo, o sistema oferecido por padrão é carregado.

Até aí, novidade pouca. As versões antigas também permitiam a instalação com inicialização múltipla e podiam gerenciá-la. Mas, com Vista, houve mudanças.

A primeira delas é que Vista (e o novo Windows Server 2003) apenas gerencia inicialização dupla caso todas as partições primárias (onde são instalados os sistemas operacionais) usem o sistema de arquivos NTFS. A segunda é que todo o gerenciamento da inicialização mudou. Quem estava acostumado a ajustar seus parâmetros editando o velho arquivo de configuração de inicialização “Boot.Ini”, usado pelas versões anteriores, irá se sentir perdido já que ele foi substituído por um novo arquivo, o BCD (de “Boot Configuration Data”), que armazena todos os parâmetros de configuração da inicialização. E, pior: pelo menos por enquanto não há ferramenta gráfica para alterar a maioria destas configurações e quem precisar fazê-lo terá que recorrer ao “Bcdedit.exe”, um utilitário tipo “linha de comando” de uso razoavelmente complicado sobre o qual quem desejar maiores informações pode recorrer a uma FAQ (seleção de respostas a perguntas freqüentes) encontrada na página da Microsoft, em
< http://technet2.microsoft.com/WindowsVista/en/library/85cd5efe-c349-427c-b035-c2719d4af7781033.mspx?mfr=true >.

Então, complicou? Sim, complicou e muito. O novo BCD foi criado para aperfeiçoar a forma de descrever e armazenar dados de configuração da inicialização e como a quantidade destes dados e sua complexidade aumentou significativamente, o número de parâmetros do Bcdedit.Exe é grande e seu formato é um tanto críptico.

Felizmente, se você não é um administrador de sistema ou profissional de TI, provavelmente jamais terá que se preocupar com tais parâmetros. O problema é que eles incluem, entre outros, dois ajustes que qualquer usuário comum pode desejar alterar: o sistema operacional oferecido por padrão (aquele que será usado se nenhuma escolha for feita durante a inicialização) e o tempo disponível para a escolha (a maior parte dos usuários acha 30 segundos tempo demais). Pois vamos aqui aprender a fazê-los sem precisar apelar para os arcanos parâmetros do Bcdedit.Exe.

O primeiro passo é abrir a janela “Sistema” clicando com o botão direito sobre “Computador” (seja em seu ícone na área de trabalho seja em sua entrada no menu Iniciar) e escolhendo a entrada “Propriedades”. Em seguida clique em “Configurações Avançadas do Sistema” no painel esquerdo (serão solicitadas credenciais de administrador) para abrir a janela “Propriedades do Sistema”. Nela, clique no botão “Configurações” do grupo “Inicialização e Recuperação” para abrir a janela correspondente, procure pelas entradas “Sistema operacional padrão” e “Tempo para exibir a lista de sistemas operacionais” (estão localizadas no alto da janela), faça os ajustes desejados e saia, sempre clicando em OK.

É simples assim. E nem foi preciso carregar o prompt de comando...

Clique apra ampliar...
Figura 1 - Clique para ampliar

 

B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]