Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
22/11/2007
< Aumentando o tamanho dos caracteres >

Se você usa Windows Vista a dica seguinte vai lhe interessar. Se não usa, por favor, pule o parágrafo seguinte e leia o restante da coluna. Quem sabe você pode me ajudar...

Os novos monitores de cristal líquido (LCD) oferecem melhor resultado quando ajustados para a resolução de vídeo para a qual foram otimizados, em geral resoluções superiores a 1024 x 768 pontos dependendo do tamanho e qualidade do monitor. Acontece que muitas vezes isso resulta na exibição de caracteres excessivamente pequenos, particularmente incômodos para quem já não enxerga como nos tempos da adolescência. É verdade que sempre se pode reduzir a resolução do vídeo e com isto aumentar o tamanho dos caracteres. O problema é que isto implica um aumento proporcional no tamanho dos ícones, janelas e demais objetos, reduzindo bastante o aproveitamento da área da tela. Para casos assim Vista oferece a oportunidade de aumentar apenas o tamanho dos caracteres mantendo a mesma resolução de vídeo. Para isto, abra o Painel de Controle, clique no ícone “Aparência e personalização” para abrir a janela de mesmo nome, clique no ícone “Personalização” e, no painel esquerdo da janela “Personalização”, clique no atalho “Ajustar tamanho da fonte (DPI)” (será necessária autorização do Administrador para prosseguir). Isto abrirá a janela “Escala de DPI” (ver figura) que oferece três opções. A primeira, padrão, fixa o tamanho dos caracteres da fonte do sistema em 96 DPI (“Dots Per Inch” ou pontos por polegada) e vem acompanhada da dica que, com ela, “cabem mais informações”. A segunda permite aumentar a escala das fontes para 120 DPI (que, segundo a janela, “torna o texto mais legível”, já que corresponde a caracteres maiores). E a terceira, acessível com um clique no botão “Personalizar DPI”, permite ajustar a escala da fonte até cinco vezes a escala padrão. Ajuste de acordo com seu gosto (e sua vista), clique em “Aplicar”, saia com OK e reinicialize a máquina para que a mudança passe a viger. Sugiro testar primeiro a resolução sugerida de 120 DPI e só alterá-la se o resultado não for satisfatório.

Pois é isso. Gostou da dica? Foi-lhe útil? Os temas da coluna têm sido do seu agrado? Ela vem sendo publicada há quase três anos. Na primeira, editada em seis de janeiro de 2005, informei que seu objetivo seria ajudar vocês, leitores, “a destrinchar os mistérios que o computador trouxe para a nossa vida”. Está conseguindo?

Selecionar temas é uma tarefa espinhosa. Minha intuição me levou a dar ênfase a temas ligados a Windows Vista e Office 2007 porque são as versões mais recentes dos dois produtos que detêm a liderança do mercado de software, o que me levou a concluir que abordando temas ligados a elas eu não apenas ajudaria aos que migraram e estão encontrando alguma dificuldade para se sentir à vontade no novo ambiente, como também porque ofereço àqueles que prudentemente preferiram se manter nas versões anteriores um vislumbre das novidades oferecidas pelas novas. Será que estou certo?

Afinal, uma coluna deste tipo só tem valor se despertar o interesse dos leitores. Uma coluna primorosa explicando, por exemplo, como usar a função “solver” do Excel para efetuar cálculos complexos iterativos e poderia interessar muito, mas muito mesmo, porém a não mais de meia dúzia de leitores habituais. E não é este o objetivo da coluna.

Então como escolher temas de interesse da maioria? Certamente seria bem mais fácil com a ajuda de vocês. Então, por favor, manifestem-se. Usem o mesmo endereço para o qual são enviadas as perguntas para o “Pergunte ao Piropo”: [email protected] e digam se os temas estão agradando, sugiram novos, em suma: mandem sua opinião. E, por favor, não se esqueçam de incluir o nome completo e a cidade de onde escrevem.

Figura 1

B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]