Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
14/02/2008
< Acompanhando Mensagens >

Durante muitos anos usei o Outlook Express como gerenciador de correio eletrônico. Era um programa simples, fácil de configurar, gratuito e que satisfazia minhas necessidades básicas para receber, enviar e armazenar mensagens. Então passei a usar a versão Vista de Windows que não mais inclui o Outook Express. Em vez dele, Vista vem acompanhado do Windows Mail.

Há quem diga que o Windows Mail nada mais é que o bom e velho Outlook Express de cara e nome novos. Pode ser. Mas acontece que na mesma época a MS lançou versão 2007 do Office com o MS Outlook, um programa que além de gerenciar correio eletrônico traz ainda uma agenda de endereços (“Contatos”), outra de compromissos (“Calendário”) e um gerenciador de tarefas, além de um registro de anotações e mais uns tantos badulaques. Já que eu teria que mudar o gerenciador de correio eletrônico, por que não experimentá-lo? E assim o fiz.

Para quem estava acostumado com o OE, uma versão simplificada do próprio MS Outlook, foi uma mudança e tanto. Então resolvi começar usando apenas o módulo de correio eletrônico e somente passar para os demais depois que já tivesse adquirido alguma intimidade com a nova interface. E assim foi feito. Hoje, já me sinto perfeitamente à vontade nos meandros do programa e uso todos os seus módulos, que mantenho sincronizados com meu micro de bolso (ou PDA, “Personal Digital Assistant”, um velho Palm Tungsten que me acompanha há alguns anos e vem prestando inestimáveis serviços). E me considero muito bem servido.

O que de certa forma foi uma surpresa, já que o MS Outlook não gozava de boa fama. Era tido como confuso e muito pesado (e para quem pretende usá-lo apenas como gerenciador de correio eletrônico, talvez seja mesmo). Mas minha impressão – que condiz com a de alguns analistas que escreveram sobre a versão 2007 do MS Outlook – é que ele amadureceu, teve a maior parte de seus inconvenientes removidos e a interface aprimorada. Isto, aliado à boa integração entre seus módulos, fez dele um aplicativo bastante eficaz. E permite fazer com ele coisas que jamais se sonharia em fazer com seu primo pobre, o Outlook Express.

Um exemplo: volta e meia, ao se atualizar o correio eletrônico, nos deparamos com uma ou outra mensagem que demandam resposta, mas não imediata – seja porque são importantes demais e merecem que se lhes dedique maior atenção, seja porque são importante de menos e não se quer perder tempo com elas naquele momento. A solução e escrever um lembrete em algum lugar e depois voltar a elas.

Ora, mas não há lugar melhor para escrever lembretes do que a agenda de compromissos. E o MS Outlook permite que isto seja feito não apenas de forma automática como também de duas maneiras diferentes.

A primeira consiste simplesmente em arrastar a mensagem do painel principal para o ícone do calendário no painel de navegação. Ao se liberar o botão do mause abre-se uma nova janela de “Compromisso” já contendo o corpo da mensagem. Basta escolher data e hora em que se deseja respondê-la, ajustar a antecedência com a qual se quer ser lembrado e somente voltar a se preocupar com o assunto quanto o próprio MS Outlook avisar.

A segunda forma ainda é mais simples: clique com o botão direito sobre a linha da mensagem no painel principal para abrir seu menu de contexto (veja figura; nas versões anteriores à 2007 ela é ligeiramente diferente mas funcionalmente equivalente), mova o ponteiro do mause até a opção “Acompanhamento” e, ou clique na entrada “Adicionar lembrete” para entrar com dia e hora em que deseja ser lembrado de responder a mensagem, ou simplesmente clique em uma das opções oferecidas. A mensagem será marcada com uma bandeirola vermelha e um lembrete será acionado no devido tempo.

Para quem anda assoberbado de trabalho e cheio de compromissos, é uma mão na roda...

Clique apra ampliar...
Figura 1 - Clique para ampliar


B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]