Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
20/03/2008
< Desarmando o “Autorun” >

“Autorun” ou “Execução automática” é uma tecnologia incorporada à Windows que permite que CDs e DVDs introduzidos em um acionador de discos (“drive”) iniciem automaticamente a execução de um programa assim que o sistema detecta a presença do disco no acionador.

Esta tecnologia foi adotada na versão Windows 98 e mantida nas versões subseqüentes. Tem gente que gosta dela, tem gente que não gosta. Por isso mesmo Windows oferece uma forma de desabilitá-la. O problema é que esta forma vem mudando de versão para versão.

Nas versões Windows 98 e ME a coisa era relativamente simples. Bastava ter acesso ao “Gerenciador de dispositivos” (teclando com o botão direito no ícone de “Meu Computador”, acionando a entrada “Propriedades” e passando para a aba “Gerenciador de dispositivos”), clicar no ícone do acionador de CD-ROM para abrir sua janela de “Propriedades” (no caso de haver mais de um instalado, clicar no sinal de adição à esquerda da entrada “CDROM” e depois no ícone do acionador desejado), passar para a aba “Configurações” e desmarcar a caixa “Inserir notificação automaticamente”. É um procedimento um tanto bizantino, mas funciona.

Veio então o Windows XP. Que manteve a tecnologia de execução automática, ou “Autorun”. Mas quem tentasse desabilitá-la usando o mesmo procedimento adotado nas versões anteriores teria uma enorme desilusão: o “Gerenciador de dispositivos” continuava lá, os ícones dos acionadores de discos de CD e DVD também, mas a caixa “Inserir notificações automaticamente” havia desaparecido para todo o sempre. Então como desabilitar a função?

Bem, impossível não é. Mas o usuário terá que se arriscar no escorregadio terreno da edição do “Registro” de Windows, onde qualquer descuido pode causar problemas graves. Portanto, se você não tiver experiência no assunto, peça ajuda àquele amigo “que entende de computador” que todo o mundo tem (os meus amigos pensam que o deles sou eu). Quem quiser se arriscar o caminho é o seguinte: carregue o Editor de Registro abrindo a entrada “Executar” do menu Iniciar, digitando “regedit” na caixa de dados e teclando ENTER; passe para a chave HKEY_LOCAL_MACHINE >> SYSTEM >> CurrentControlSet >> Services e, nela procure pela chave “Cdrom”; clique nela, procure no painel direito do Editor de Registro pela entrada “AutoRun” e execute um clique duplo sobre ela para abri-la. A caixa “Dados do valor” da janela que então se abre provavelmente mostrará o número “1”. Substitua-o por “0” (zero), clique em OK e saia do Editor do Registro. Pronto: seu AutoRun está desabilitado.

Como você vê, a coisa complicou sem a menor necessidade. Felizmente a versão Windows Vista deu um jeito nesta complicação. Infelizmente criou outra em seu lugar.

Mas esta até que foi bem-vinda: Vista criou uma distinção entre a função “Execução Automática” (Autorun) e outra, quase idêntica, que denominou de “Reprodução Automática”. Segundo a Ajuda de Windows Vista, a primeira é nossa velha conhecida técnica do Autorun. Já a segunda é “um recurso do Windows que permite que você escolha qual programa usar para iniciar diferentes tipos de mídia, como CDs de música ou CDs ou DVDs contendo fotos. Por exemplo, na primeira vez que você tenta reproduzir um CD de música, a Reprodução Automática pergunta qual media player você deseja usar, se houver mais de um instalado no computador”. Como se vê, são quase a mesma coisa, mas ligeiramente diferentes.

Mas o que importa é que Vista trouxe de volta não apenas a possibilidade de desabilitar o Autorun como também de fazê-lo seletivamente para o tipo de mídia, escolhendo uma entre muitas ações possíveis para cada tipo. Para verificar as possibilidades (ver figura), abra o Painel de Controle e, no grupo “Hardware e Sons” clique em “Reproduzir CDs ou outra mídia automaticamente”. Veja, na coluna da esquerda, os tipos de mídia para os quais os ajustes podem ser feitos. E, na caixa diante de cada um, a variedade de ações disponíveis. Divirta-se...

Clique apra ampliar...
Figura 1 - Clique para ampliar

 

B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]