Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
15/05/2008
< Lançado o Windows XP SP3 afinal... >

Depois de muitos boatos que incluíam a morte anunciada do Windows XP a Microsoft acaba de liberar para ele mais um “pacote de serviços”. O terceiro, ou o Windows XP SP3.

A maior novidade do XP SP3 é justamente seu lançamento. Havia quem dissesse que, para acelerar as vendas de Vista, o suporte ao Windows XP seria suspenso. O simples fato da MS haver liberado o XP SP3 revela que o velho XP ainda tem um bocado de fôlego e quem preferir adiar a migração para o Vista pode ficar sossegado (pelo menos por enquanto).

Mas não espere grandes mudanças ao instalar o XP SP3. Na verdade, ele é pouco mais que uma consolidação das atualizações de segurança, correções de problemas e inclusão de suporte a dispositivos fornecidas a partir da instalação do pacote de serviços anterior, o SP2, nos idos de 2004. E em quatro anos, acredite, foram liberadas um bocado de atualizações. Somente no artigo da Ajuda e Suporte 946480, “List of fixes that are included in Windows XP Service Pack 3” disponível em < http://support.microsoft.com/kb/946480/en-us#top >, a Microsoft lista cerca de mil e duzentas delas. E, ainda segundo o artigo, a lista inclui apenas as alterações incluídas no SP3. Isto porque pacotes de serviços são cumulativos. Portanto, quem instalar o SP3 estará atualizando todas as alterações contidas nos dois pacotes de serviço anteriores, o SP1 e o SP2. Como a MS deixa claro na página “Windows XP Service Pack 3 Overview - Português (Brasil)” onde afirma que “Windows XP SP3 inclui todas as atualizações previamente liberadas para o sistema operacional”. E acrescenta: “Esta atualização também inclui um pequeno número de novas funcionalidades, que não mudam significativamente a experiência do usuário com o sistema operacional” (veja a página em
< http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?displaylang=pt-br&FamilyID=68c48dad-bc34-40be-8d85-6bb4f56f5110 >).

As novas funcionalidades não são muitas. Elas incluem suporte ao protocolo de segurança para redes sem fio 802.11i (WPA2), o recurso “credencial roaming” que permite que certificados digitais “acompanhem” o usuário em todas as máquinas de um mesmo domínio, o sistema de controle de acesso à rede incorporado ao Windows 2008 Server (NAP) e uma central de segurança ligeiramente modificada no Painel de Controle. Nada que se note à primeira vista (na verdade, instalei o XP SP3 em uma de minhas máquinas e não percebi qualquer diferença).

Mas ainda assim vale a pena instalar.

Se você pretende baixar e instalar o SP3 em uma única máquina, a forma mais simples e rápida é fazê-lo através do Windows Update. Que pode ser acessado seja da forma usual, ou através do URL < http://update.microsoft.com/windowsupdate/v6/default.aspx?ln=pt-br >. Lá, basta clicar em “Expresso” que um arquivo de cerca de 60 MB será baixado (o tamanho exato depende das atualizações previamente instaladas) e o pacote de serviços instalado.

Já se você pretende instalar em mais de um computador e, além disso, preservar o XP SP3 em um CD para uso futuro em outras máquinas, pode baixá-lo diretamente da “Central de Downloads” da MS sob a forma de um arquivo de imagem de CD. Ele está disponível na página “Windows XP Service Pack 3 - arquivo de imagem de CD ISO-9660” em
< http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?FamilyID=2fcde6ce-b5fb-4488-8c50-fe22559d164e&displaylang=pt-br >
. É um arquivo de extensão .ISO de 365 MB que pode ser gravado em um CD através de um programa apropriado (um que tenha a função “gravar imagem iso", como o Nero) e ser usado repetidamente. Se você tem o XP e pretende ficar com ele ainda por algum tempo, não deixe de baixar e instalar o SP3. E boa sorte.

Figura 1

 

B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]