Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
22/05/2008
< Barra Lateral de Vista >

Uma das novidades introduzidas na versão Vista de Windows é a “Barra Lateral”. Novidade em termos, naturalmente, já que o conceito não é novo e outros sistemas operacionais já o adotam – ou algo parecido – há algum tempo. Trata-se de uma barra que ocupa toda a extensão vertical da moldura direita da tela (mas que pode ser ajustada para a esquerda) e contém programetos chamados “gadgets” desenvolvidos especificamente para ela.

Para detalhes, abra o menu Iniciar de Vista, clique em “Ajuda e Suporte” e efetue uma pesquisa com a expressão “barra lateral”. Aparecerão diversos atalhos (“links”) sobre o tema. Sugiro consultar “Gadgets e Barra Lateral do Windows (visão geral)”. Aqui, vamos discutir apenas onde conseguir novos “gadgets”. E você se surpreenderá com seu número e variedade.

Antes, porém, uma observação sobre a própria Barra Lateral. Para quem usa um único monitor com formato tradicional “4 x 3”, ela pode ser mais um estorvo que uma ajuda por ocupar uma fração significativa da área útil da tela. Mas para quem estende a Área de Trabalho para dois monitores (não sabe como? Leia as colunas que escrevi sobre o tema no sítio Fórum PCs, que continuam disponíveis a começar de < http://www.forumpcs.com.br/coluna.php?b=229011 > “Dois monitores: Por que?”) ou para quem usa os novos monitores de tela larga (“wide screen”), a Barra Lateral e seus “gadgets” podem ser uma ajuda e tanto.

Mas o que são “gadgets” e onde encontrá-los? “Gadgets” são pequenos aplicativos criados especificamente para uso na Barra Lateral com o objetivo de manter informações úteis sempre ao alcance da vista do usuário. E olhe que o conceito de “informações úteis” foi esticado até o limite pelos desenvolvedores de gadgets. Assim, há alguns que mostram dados realmente pertinentes, como data, hora, uso de memória e processador (inclusive por núcleo, nos novos sistemas multinucleares) e outros cuja utilidade me parece um tanto duvidosa, se bem que imagino que haja quem se interesse por eles. Como o “Itumbiara Multicam” que “permite utilizar várias câmaras de pontos estratégicos da cidade de Itumbiara”, imprescindível para quem está, por exemplo, em Nova Iorque e precisa saber em tempo real o que se passa no Centro de Itumbiara (nada contra a simpática Itumbiara, naturalmente, apenas um exemplo).

Mas, enfim, vamos ao ponto: onde encontrá-los. O próprio Vista traz alguns. Poucos, mas bons. Para inspecioná-los, clique no sinal de adição que aparece no alto da Barra Lateral, à esquerda do conjunto de ícones, para abrir a janela correspondente. Gostou de algum? Pois basta arrastá-lo para a Barra Lateral. Ou, se preferir, para a própria Área de Trabalho, onde permanecerá. Se desistir, clique com o botão direito do mause sobre ele e acione a entrada “Fechar Gadget”. É simples assim. Mas onde encontrar mais desses bichinhos?

Bem, a fonte mais óbvia é a página da MS desenvolvida especificamente para este fim. Chama-se “Personalizar a Barra Lateral do Windows Vista” e pode ser encontrada em < http://gallery.microsoft.com/vista/SideBar.aspx?a=&mkt=pt-br >. Lá existem, literalmente, centenas de gadgets classificados por categorias que vão desde “Diversão e Jogos” até “Ferramentas e Utilitários”, passando por “Segurança”, “Multimídia” e mais um monte de coisas. Para usar o “gadget” escolhido basta clicar no botão “Baixar” para transferir o arquivo (de extensão .gadget), executá-lo e clicar no botão “Instalar” para abrigá-lo na Barra Lateral.

Mas o “pulo do gato” é procurar “gadgets” em outros idiomas. Você os encontrará em < http://gallery.microsoft.com/vista/SideBar.aspx?a=&mkt=en-us >. Como os “gadgets” são de natureza visual, o idioma não faz muita diferença. E, acredite, no sítio acima tem um bocado de coisa interessante. O problema é que quando se clica em uma categoria, a próxima página aparece em português. Não se aflija: procure no alto, à esquerda, o menu de cortina “Filtrar por” e escolha “inglês” ou qualquer outro dos diversos idiomas que lá aparecem. Boa sorte.

Figura 1

 

B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]