Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
24/07/2008
< Captura de telas e janelas >

Se vocês acompanham esta coluna já devem ter reparado que volta e meia elas são ilustradas com imagens de janelas ou áreas capturadas diretamente da tela. Como fazer isso?

Há diversas maneiras. Se você precisa capturar telas ou janelas com freqüência, melhor usar um programa especialmente para isto. Há dezenas deles, mais ou menos sofisticados e a diversos preços. Como não costumo sugerir o uso de software comercial, vou ficar apenas naqueles cujo preço garante sempre a melhor relação custo/benefício: os gratuitos.

Windows Vista vem com um deles, o SnippingTool (para encontrá-lo, digite seu nome na caixa “Iniciar pesquisa” do menu Iniciar) que permite capturar janelas, telas inteiras e trechos tanto retangulares como irregulares da superfície da tela, editá-los com um conjunto limitado de ferramentas gráficas, enviá-los como anexos de mensagens de correio eletrônico ou gravá-los em disco. Porém vai pouco além disso. Por exemplo: não permite a captura de menus.

Para trabalhos um pouco mais elaborados eu sugiro o Screenshot Pilot. É um dos programas oferecidos no sítio da Two Pilots em < http://www.colorpilot.com/products.html >, uma empresa especializada em programas utilitários usados principalmente no campo de automação de documentos, conversores de imagens e software gráfico. São dezenas de produtos, a maioria deles comerciais (ou seja, fornecidos a preços que variam de algumas dezenas a poucas centenas de dólares americanos, dependendo da complexidade). Mas entre eles há uma interessante lista de produtos gratuitos, dentre os quais reluz o ScreenShot Pilot. Um programa capaz de fazer tudo o que o Snnipet Tools faz e mais um bocado de coisas, como capturas múltiplas, captura de janelas “clientes” (janelas abertas por outras janelas), inclusive menus (veja, na figura, o aspecto de um dos menus do Windows Explorer de Vista capturado enquanto aberto e note que a figura é uma captura da janela do ScreenShot Pilot feita por ele mesmo). Uma mão na roda para quem precisa ilustrar textos sobre programas: feita a captura, o programeto permite enviar a imagem como anexo de mensagens de correio eletrônico, imprimi-la, criar anotações sobre ela, efetuar nela diversos ajustes (alterar brilho e contraste, girar, mover e inverter, entre outros) e gravá-la em diversos formatos, incluindo JPEG e PNG, o que permite editá-las posteriormente com um programa gráfico mais poderoso e acrescentar destaques e outros penduricalhos. E tudo isto de graça.

Mas digamos que você não precisa de nada disto. Tudo o que você quer é capturar toda a sua tela ou uma das janelas que nela aparecem apenas nas raras ocasiões em que isto é absolutamente necessário. Por exemplo: quando sua máquina – ou um dos programas que nela são executados – apresentou um problema, emitiu uma mensagem de erro e tudo o que você deseja é capturar a tela, a janela, ou ambas, e enviar as imagens como anexo de uma mensagem de correio eletrônico para a equipe de suporte (geralmente formada por aquele amigo “que entende de computador” e que meus amigos acreditam que sou eu). Como fazer?

Simples. Você não precisa de programa algum. Nada além do que Windows – seja qual for a versão – lhe oferece. Basta: dispor de um programa gráfico simples (como o Paint, instalado pelo próprio Windows) e saber usar a tecla Print Screen (uma tecla esquecida, situada na fileira superior de teclas, logo à direita das teclas de função, que geralmente vem marcada “PrtScr”). Quer capturar a janela de erro ou qualquer que seja a janela “ativa” naquele momento? Pois basta premir simultaneamente as teclas “Alt” + “PrtScr”. Quer capturar toda a tela? Use “Shift” + “PrtScr”. Fez isso e, aparentemente, nada aconteceu? Não se apoquente: a imagem (janela ou tela) foi devidamente capturada e armazenada na Área de Transferência. Para vê-la, alterá-la ou gravá-la em um dos formatos aceitos pelo programa basta carregar o Paint e executar uma colagem (“Editar -> Colar”) dentro dele. Lá estará sua imagem em todo seu esplendor.

Clique apra ampliar...
Figura 1 - Clique para ampliar

 

B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]