Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
11/09/2008
< Criando seu próprio plano de fundo >

Uma das coisas agradáveis em Windows é poder variar o plano de fundo da Área de Trabalho. O próprio sistema oferece uma coleção deles e há sítios especializados em fornecer imagens gratuitas para isto (uma busca no Google com o termo “wallpaper” o levará a diversos). Mas o que pouca gente parece saber é que, obedecidas certas restrições, praticamente qualquer imagem pode ser usada como plano de fundo. Inclusive as de sua própria lavra.

Interessado? Então vamos criar nosso próprio plano de fundo. Primeiro precisamos da imagem, preferivelmente uma foto em alta resolução. Isso porque o ideal é que imagem e tela tenham o mesmo número de pontos e embora possamos ampliar ou reduzir imagens para adaptá-las à tela, se o original for de resolução muito baixa, ao ser ampliado mostrará um desagradável efeito de granulação. Mas hoje em dia quase toda câmara digital produz imagens bem definidas, acima das resoluções até mesmo dos modernos monitores de “tela larga”.

Ainda quanto à foto: por mais belo que lhe pareça aquele jardim pintalgado com miríades de flores vivamente coloridas, cuidado! O plano de fundo serve para descansar a vista e facilitar o uso da máquina. Encontrar os ícones escondidos entre as flores pode ser um bom passatempo, mas para trabalhar é um estorvo. Escolha então imagens pouco contrastadas, de preferência em tons escuros para destacar os objetos mostrados na tela, como ícones e menus.

Escolhida a foto, vamos ajustá-la à resolução da tela. Mas qual é ela? Descubra. Em Windows XP: clique com o botão direito em um ponto “vazio” da Área de Trabalho, clique na entrada “Propriedades”, passe para a aba “Configurações” e veja qual é sua “Resolução da tela” (no Vista: depois do primeiro clique escolha “Personalizar” e clique em “Configurações de vídeo”).

Como se vê na figura, a resolução do monitor onde escrevo estas mal traçadas é de 1680 por 1050 pontos (ou “pixels”), que deve corresponder às dimensões da imagem. Como o original é de alta resolução, deverá ser reduzido (é claro que, se for de baixa resolução, sempre poderia ser ampliado, mas o efeito final em geral não é bom). Há diversos programas que fazem isto, mas o mais fácil de encontrar é o “Picture Manager” que vem com o pacote Office.

Redimensione a imagem, primeiro mantendo a relação entre altura e largura (para evitar deformações) de tal maneira que uma das dimensões da imagem redimensionada seja igual à dimensão correspondente de seu vídeo e a outra seja maior e depois recorte o excesso desta última para caber no vídeo. Complicou? Um exemplo: imagine que eu escolha uma foto, obtida em uma câmara de 7 Megapixel, com dimensões de 3072 x 2304 pontos. Meu monitor, como vimos, tem uma resolução de 1680 x 1050. Eu reduziria minha imagem de tal forma que ela passasse a medir 1680 x 1260 pontos. Depois, usaria a função “Cortar” (em inglês, “crop”) para remover o excesso da altura, recortando-a para 1680 x 1050 pontos para caber no vídeo (se o original gerasse uma imagem muito mais larga do que alta, eu reduziria sua altura para 1050 pontos e a recortaria na largura para remover o que excedesse a 1680 pontos).

Pronto, agora temos uma imagem exatamente do tamanho do monitor.

Para usá-la como plano de fundo, ela deve ser gravada no formato JPEG ou BMP. Todo programa gráfico grava em qualquer um deles. Escolha um nome sugestivo e grave a imagem reduzida e recortada em uma pasta qualquer (por exemplo: “Minhas imagens”) de seu disco rígido. Agora, clique novamente com o botão direito sobre a Área de Trabalho, escolha “Propriedades” e, desta vez, passe para a aba “Área de trabalho” (em Vista: depois do primeiro clique, escolha “Personalizar” e “Plano de fundo da área de trabalho”). Clique no botão “Procurar”, navegue até a pasta onde gravou a imagem, selecione-a, clique em OK e lá está você com seu novo plano de fundo. Que, se não lhe agradar, pode ser mudado à vontade agora que você sabe como fazê-lo...

Figura 1

 

B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]