Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
02/10/2008
< Atalhos no IE7 >

A liça dos programas navegadores da Internet, onde a Microsoft reinava soberana e quase solitária há cinco ou seis anos, tem sofrido mudanças significativas e o grande responsável por elas é o Firefox, um navegador gratuito muito interessante e bastante inovador que vem abocanhando gordas fatias do mercado. Não obstante isto, ele ainda não chegou à liderança (se bem que, de acordo com a tendência de crescimento observada nos últimos dois anos, caso a MS não venha com grandes novidades no Internet Explorer 8, não tardará a chegar). Mas seja como for, segundo as estatísticas referentes ao mês de agosto fornecida pelo sítio W3Schools (em < http://www.w3schools.com/browsers/browsers_stats.asp >), o Internet Explorer ainda lidera, se bem que com pequena margem: a soma doas porcentagens dos usuários de suas versões 6 e 7 atinge a 50,5% do total enquanto o Firefox o segue de perto, com 43,7%. E se tem um sítio cujas estatísticas merecem confiança é justamente o W3Schools, com seus mais de onze milhões de visitantes únicos mensais que efetuam mais de oitenta milhões de visitas às suas páginas (o sítio é voltado para os interesses de desenvolvedores para Internet e mantém estatísticas mensais para oferecê-las como subsídio aos seus visitantes interessados em saber “quem está usando o quê”).

Mas, voltando ao que interessa: pelo menos por enquanto o IE ainda ocupa a liderança. Então ainda vale a pena divulgar algumas formas de facilitar a navegação nele através do uso de atalhos de teclado. Que são particularmente úteis na versão 7, com sua “navegação em abas” que permite abrir diversas páginas simultaneamente, cada uma em sua “aba”, e transitar de uma para outra rapidamente sem precisar esperar recarregar a página (função que, por sinal, foi implementada em primeiro lugar pelo Firefox). Então vamos a eles.

Se você está consultando uma página e precisa abrir outra em primeiro plano, basta acionar o atalho Ctrl+T (manter a tecla Ctrl premida enquanto aciona a tecla “T”). Com ela aberta, basta digitar o URL (ou “endereço Internet”) da nova página a ser visitada na barra de endereços e teclar ENTER para saltar até ela.

Se você encontrou um atalho (“link”) interessante na página que está visitando e deseja ir até lá, porém sem fechar a página que o contém, basta clicar no atalho enquanto mantém premida a tecla Ctrl. Isto abrirá a página destino em uma nova aba localizada em segundo plano. Se você desejar que ela seja aberta no primeiro plano (ou seja, assumindo a posição da página que está sendo consultada, mas sem fechá-la), basta combinar o clique com Ctrl+Shift.

Se você deseja ampliar o espaço ocupado pela página, fazendo-a estender-se por toda a tela, ocultando as barras endereço, ferramentas e abas, tecle Alt+ENTER. Para fazer as abas reaparecerem, acione novamente o atalho Alt+ENTER. Mas atenção: ao fazê-lo, assegure-se que o “foco” (o cursor piscante) não está na barra de endereços. Porque se estiver, o atalho Alt+ENTER abrirá uma nova aba onde carregará a página correspondente ao endereço contido na barra de endereços.

Se você desejar inspecionar as miniaturas de todas as páginas abertas nas diversas abas, como na Figura, tecle Ctrl+Q. Isto feito, para passar para qualquer uma das páginas, basta clicar sobre sua miniatura.

As abas são numeradas a partir de um, da esquerda para a direita. Se você tiver, digamos, cinco abas abertas e desejar passar imediatamente para a terceira a partir da esquerda, basta acionar o atalho Ctrl+3. Se quiser visitá-las seqüencialmente da esquerda para a direita, tecle sucessivamente Ctrl+Tab. Se desejar visitá-las no sentido inverso, tecle Ctrl+Shift+Tab.

Finalmente: Ctrl+W fecha a aba corrente. E Ctrl+Alt+F4 fecha todas as abas, exceto a corrente.

Clique apra ampliar...
Figura 1 - Clique para ampliar

B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]