Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
30/10/2008
< MultiMon Taskbar >

Uso dois monitores desde os tempos em que os sistemas operacionais não facilitavam a tarefa e era preciso executar arcanos ajustes além de agregar uma segunda placa controladora de vídeo. E há anos escrevo, aqui e alhures, sobre as delícias do uso de dois monitores (para consultar as colunas, entre no Sítio do Piropo, em < www.bpiropo.com.br >, clique no botão “Pesquisar” e entre com a expressão “dois monitores”, assim mesmo, com aspas, na caixa de pesquisas). São tantas as vantagens que de longe compensam o custo de um segundo monitor, especialmente agora que os preços dos monitores LCD atingiram níveis razoáveis, Windows XP e Vista oferecem suporte nativo ao uso de dois monitores e a maioria das (boas) placas de vídeo vêm com dois conectores, DVI e RGB, permitindo conectar um monitor a cada um e estender a Área de Trabalho para ambos. E apenas a facilidade de poder editar um texto em tela cheia em um dos monitores enquanto se consulta a Internet para obter subsídios com o navegador aberto, também em tela cheia, no outro monitor, já compensa o investimento. Por isso venho usando dois monitores em todos os meus micros de mesa já há quase dez anos.

Mas há dez anos uma coisa me vem incomodando: a barra de tarefas cativa em um dos monitores. Porque, pelo menos até recentemente, embora ela pudesse ser movida de um monitor para o outro (inclusive para o topo e laterais da tela), o usuário havia que escolher uma posição em um dos monitores e se contentar com isso. Em outras palavras: não havia como estendê-la para o outro monitor. Pelo menos até que a Media Chance criasse uma pequena ferramenta, gratuita, que resolveu o problema: o MultiMon Taskbar. Que pode ser obtido em < http://www.mediachance.com/free/multimon.htm >. É baixar, instalar e usar.

Assim que o programa é instalado, aparece uma extensão da barra de tarefas no segundo monitor (e, se você usar três monitores, luxo ao qual pretendo me dar assim que possível for, aparecerá ainda uma terceira). E dá um mínimo de ordem ao caos: cada barra mostra apenas os botões dos aplicativos que estão rodando no respectivo monitor. Além dos botões correspondentes aos aplicativos, a barra adicional traz dois bônus: um utilíssimo extensor da Área de Transferência (Clipboard Extender) que armazena as últimas entradas na Área de Transferência e permite escolher qual delas deve ser “colada” em qualquer aplicativo, e botões que permitem, com um único clique, estender a janela de certos aplicativos de tal forma que ela ocupe ambos os monitores em tela cheia (para planilhas e certos programas gráficos, por exemplo, isto é uma bênção). E, depois, também com um único clique, recolher a janela ao monitor de origem ou ao outro, se assim lhe aprouver. Uma maravilha.

Isto posto, um adendo. Como bem sabem os que acompanham esta coluna, não é de meu feitio citar ou sugerir o uso de aplicativos comerciais. Para evitar especulações e interpretações maldosas, costumo indicar apenas os gratuitos. Porém, deixando claro que nunca tinha ouvido falar do MultiMon Taskbar até recentemente e que não conheço seu desenvolvedor nem mantenho quaisquer relações de ordem pessoal ou comercial com a empresa que distribui o aplicativo, não posso me deixar de mencionar que ele tem também uma versão “shareware” (ou seja, que pode ser transferida para seu computador gratuitamente mas apenas se mantém funcional por um período limitado, após o qual é exigido um pagamento para garantir a continuidade do uso). Trata-se do TaskBar PRO, uma versão “incrementada” do MultiMon Taskbar que, além de poder “combinar” com o estilo XP ou Vista (a versão gratuita é uma simples barra branca), acrescenta botões que permitem, com um único clique, mudar a janela corrente de monitor, além de outras tantas gracinhas. Sugiro experimentar a versão shareware. Se gostar, pagará menos de US$ 30 por ela.

Clique apra ampliar...
Figura 1 - Clique para ampliar

B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]