Sítio do Piropo

B. Piropo

Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte
06/11/2008

< Inserindo imagens no lugar certo >


Recentemente falávamos aqui sobre as facilidades oferecidas pelos programas modernos quando mencionamos a forma simples pela qual se insere e configura uma tabela no Word. Há alguns anos – e não muitos – facilidades deste tipo só eram encontradas em programas de editoração eletrônica de custo elevado, usados apenas por profissionais para edição de livros e outras publicações. Hoje, qualquer bom editor de textos as oferece.

A inserção de tabelas foi um bom exemplo, talvez o mais comum, mas certamente não o único.  Outra facilidade a que recorrem os usuários do Word com alguma freqüência é a inserção de figuras e ilustrações para enriquecer seus textos.

Inserir uma figura em um texto que se está editando em uma janela do Word é tão simples como arrastar e soltar. Sem exagero: se, ao lado da janela do Word, estiver aberta uma janela do Windows Explorer em uma pasta contendo figuras, basta clicar sobre o arquivo da figura desejada na janela do Explorer (não importando qual seja sua forma de exibição), arrastá-la para a janela do Word e liberar o botão. A figura será inserida no ponto onde estiver o cursor de edição do Word com suas dimensões definidas pelo arquivo original. Mas basta clicar sobre ela com o botão direito para que surja um menu de contexto que oferece opções para ajustar quase todas as características da imagem, inclusive, naturalmente, seu tamanho (no Word 2007 a opção “Tamanho” é uma das disponíveis no menu de contexto; nas versões anteriores, as dimensões podem ser ajustadas recorrendo à entrada “Formatar imagem”).

Tudo isto é muito bom, naturalmente. Mas nem sempre a inserção é feita a gosto do freguês.

Isto porque há diversas formas de combinar a posição da figura com o fluxo do texto. E, por padrão, quando inserimos uma figura no Word ela entra “alinhada” com o texto, como o capacete exibido na parte superior da figura: o fluxo do texto é interrompido no ponto de inserção, abre-se um espaço em que a figura “caiba” e ela é ali inserida, continuando o texto a fluir imediatamente após a imagem.

Este é o procedimento padrão porque é o mais usado. É aquele que oferece o melhor resultado quando se reserva uma linha apenas para a inserção da figura e se deseja, por exemplo, incluir uma legenda. Mas basta olhar para a forma pela qual a figura do capacete foi inserida para perceber que nem sempre é a melhor opção.

É claro que este alinhamento pode ser alterado à vontade depois da figura inserida, sempre apelando-se para o já citado menu de contexto que aparece clicando com o botão direito sobre a figura (no Word 2007, acionando-se a entrada “Quebra automática de texto”; nas edições anteriores, escolhendo a forma preferida na aba “Layout” da janela que se abre ao acionar-se a entrada “Formatar figura”).

Isto é bom quando se precisa recorrer a este procedimento uma vez ou outra. Mas e quando o tipo de documento em que trabalhamos exige a inserção freqüente de ilustrações com o texto fluindo a seu redor, como o Papai Noel da parte de baixo da figura, e o Word teima em inseri-las alinhadas com o texto, forçando um ajuste a cada inserção?

Bem, neste caso a solução é alterar o comportamento do Word fazendo com que as imagens sejam sempre inseridas, por padrão, do jeito que queremos. O que também é simples.

No Word 2007: clique no botão Office (no canto superior esquerdo da janela), depois no botão “Opções do Word”, escolha a entrada “Avançado” no painel esquerdo, no grupo “Cortar, copiar e colar” procure por “Inserir/colar imagens como”, clique na pequena seta para baixo do menu de cortina e escolha sua forma preferida (a do Papai Noel foi “Quadrado”). Nas versões anteriores o menu “Inserir/colar imagens como” pode ser encontrado na aba “Editar” da janela que se abre ao acionar a entrada “Opções” do menu “Ferramentas”. Bom proveito.

Clique apra ampliar...
Figura 1 - Clique para ampliar

B. Piropo