Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
27/11/2008
< Firefox >

Quem, como eu, escreve regularmente sobre informática em jornais de grande circulação, por dever de ofício é levado a usar os programas e sistemas “que todo mundo usa”. Do contrário, corre-se o risco de escrever apenas para uma minoria. É por isso que estas mal traçadas em geral trazem dicas sobre Windows, cujas versões mais recentes (Vista e XP) estão instaladas em quase 90% dos micros dos usuários domésticos, e os programas do “pacote” Office, cujo domínio do mercado não é muito menor que isso. Pela mesma razão, no que toca a programas navegadores, aqui só havia dicas sobre o Internet Explorer.

Ocorre que as coisas estão mudando. Segundo a mais confiável fonte de estatísticas da Internet que conheço (o sítio W3Schools, em < http://www.w3schools.com/ >), no que toca a navegadores, embora o IE ainda ocupe a liderança (a soma das porcentagens de usuários das versões 6 e 7 chega 47%), a diferença para o segundo lugar, o Firefox, é de apenas 3%. E, a julgar pela evolução destas porcentagens, dentro de poucos meses o Firefox assumirá a liderança – a não ser que a MS faça algum milagre com a versão 8 do IE (cuja versão beta 2 já está disponível para transferência no sítio da MS). Mas, seja como for, o IE já não mais é “o programa navegador que todo o mundo usa”. O que me levou a dar uma olhada nele. Afinal, há que se dar atenção a um programa cuja porcentagem de usuários vem aumentando tanto nos últimos anos (segundo a W3Schools, de janeiro de 2005 a outubro de 2008 a porcentagem de usuários do Firefox subiu regularmente de 16% para 44%, enquanto a porcentagem somada dos usuários das versões do IE caiu, no mesmo período, de 76% para os atuais 47%).

Pois bem: há um par de meses baixei o Firefox (que atualmente se encontra na versão 3.0.4 e pode ser obtida gratuitamente, em português do Brasil, no sítio do desenvolvedor, em < http://br.mozdev.org/ >) e passei a usá-lo eventualmente, “só para ver como é que é”.

No início, fiquei meio confuso. Confusão natural para quem está acostumado a interagir com a interface de um programa e subitamente se depara com outra. Mas as semelhanças são grandes e, especialmente para quem, como eu, usava a versão 7 do Internet Explorer, que também adota a navegação em abas, o esforço de adaptação não chega a assustar.

No começo eu usava o Firefox vez ou outra. E assim foi até o dia em que um programa mal comportado (volta e meia sou obrigado a usar um desses para escrever sobre suas virtudes e defeitos) travou minha máquina. E travou em uma ocasião particularmente inconveniente: eu estava efetuando uma pesquisa para uma coluna de conteúdo eminentemente técnico para um sítio da Internet com o qual colaboro e mantinha, no Firefox, mais de dez “abas” abertas simultaneamente, cada uma com foco em um sítio diferente. E, quando isto ocorre, na maioria das vezes salta-se de um sítio para outro através de atalhos existentes nos próprios sítios que estão sendo consultados e não dá para anotar o URL (“endereço”) de cada um deles. Reabri-los, depois de reinicializar a máquina, provavelmente daria um trabalhão.

Como o que não tem remédio remediado está, reinicializei a máquina e voltei ao trabalho. Quando abri o Word, o programa se ofereceu para recuperar o texto que eu vinha editando, uma de suas funções mais abençoadas. Aceitei, já pensando no trabalho que teria para recuperar os URLs dos sítios abertos no Firefox. Pois não é que quando cliquei sobre seu ícone a primeira coisa que me aparece é uma janela informando que a sessão anterior foi encerrada abruptamente e se oferecendo para restaurar o conteúdo de todas as abas?

A partir de então quem passou a ser usado vez ou outra foi o IE7. E aos poucos fui aprendendo mais sobre o Firefox. Aprendizado que, considerando o crescente número de seus usuários, brevemente passará a ser dividido com vocês. Esperem, então, para breve, dicas sobre ele.

Figura 1

B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]