Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
04/12/2008
< DownloadHelper >

Ao que parece, a julgar pela reação dos leitores que escreveram sobre o assunto, minha decisão de experimentar o Firefox foi aprovada com louvor. Alguns usuários calejados do navegador até sugeriram alguns temas. E, como era de esperar, o tema mais abordado foi o uso de “complementos” (ou “add-ons”) do programa.

Acontece que o Firefox permite que terceiros desenvolvam rotinas que agregam funcionalidades ao programa. Funcionalidades que o programa não oferece quando recém instalado, mas que podem ser a ele adicionadas mediante simples instalação do complemento. Instalação esta que – pelo menos nos complementos que instalei e experimentei – é gratuita: basta visitar o sítio do desenvolvedor do complemento ou, melhor ainda, dar uma passada no sítio de complementos do próprio Firefox (em < https://addons.mozilla.org/pt-BR/firefox/ >), onde se pode encontrar uma enorme lista de complementos, para escolher aqueles que mais lhe agradam, transferi-los e instalá-los.

Há complementos de todo o tipo e das mais diversas naturezas. Veja, na figura, o que ocorre quando se clica no menu que lista as categorias de complementos: há, desde complementos relativos à navegação em abas até aqueles ligados a “Temas e aparência”, passando por categorias como “Barras de ferramentas” e “Fotos, música & vídeos”. Em suma: tem complemento para todos os gostos.

Um deles, que instalei nos primeiros dias de uso do programa e que tem sido de grande ajuda, é o que é fornecido no sítio cuja aba aparece na extremidade esquerda da linha de abas: o “Download Helper”. Cujo URL (endereço Internet) é < http://www.downloadhelper.net/ >.

Sua função é tão simples quanto útil: permite extrair, sem delongas e complicações, praticamente qualquer vídeo exibido em um sítio da Internet e gravá-lo sob a forma de um arquivo em seu disco rígido. E mais: como grande parte dos arquivos assim obtidos é transferido para seu computador em um formato pouco usado fora da Internet (na maioria dos casos no formato .Flv, de “Flash Vídeo”) e que não é aceito pela maioria dos visualizadores de filmes (“media players”), o programeto, de quebra, ainda permite fazer a conversão para um formato mais popular se você assim o desejar.

Note que o objetivo do DownloadHelper não é burlar o esquema de direitos autorais nem facilitar a vida dos piratas. Ele visa, sim, facilitar a vida do usuário comum, que desejaria guardar em seu micro um filmete (ou uma imagem) que encontrou na Internet e cujo sítio não oferece um atalho do tipo “Salvar arquivo como...”.

Para instalar o DownloadHelper no Firefox tudo o que é necessário (além do Firefox, ça va sans dire...) é visitar o sítio do desenvolvedor, passar para a aba “Installation” e clicar no atalho “Adicionar a Firefox”. Isto feito, basta aguardar que o arquivo seja transferido para seu computador e instalado. Finalmente, para que o DownloadHelper esteja inteiramente funcional, resta reiniciar o Firefox (apenas o programa, não o Windows).

Isto feito, uma nova entrada (“DownloadHelper”, naturalmente) aparecerá no menu “Ferramentas” do Firefox. Clique nela e você encontrará tudo o que precisa para fazer o programa funcionar, desde uma ajuda (infelizmente, pelo menos por enquanto, apenas em inglês) até um conjunto de vídeos que ensina passo a passo (sem legendas e sem som, apenas imagens) a perfazer a maioria das operações exigidas para baixar, gravar e converter vídeos da maioria dos sítios da Internet – inclusive do inesgotável manancial que é o YouTube, apenas um dos muitos sítios que oferecem vídeos suportados pelo DownloadHelper.

É procurar um vídeo interessante, baixar e curtir.

Mas cuidado que a coisa vicia...

Clique apra ampliar...
Figura 1 - Clique para ampliar

B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]