Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
01/01/2009
< Guglando II >

Para começar, um pedido de desculpas para aqueles que, tendo lido a coluna de duas semanas atrás na qual eu prometia descrever na semana seguinte um meio adicional de refinar pesquisas no Google, se surpreenderam semana passada com uma coluna que nada tinha a ver com o assunto. É que a coluna da semana passada foi escrita na anterior, quando eu estava – literalmente – do outro lado do mundo cobrindo uma coletiva de imprensa internacional em Taiwan, e a diferença de fuso horário, se não me embaralhou as idéias, embaralhou a ordem das colunas. Mas vamos pôr as coisas em dia abordando hoje o tema prometido.

Para refinar uma pesquisa no Google nem sempre é preciso recorrer ao atalho “Pesquisa avançada” como descrito naquela coluna. Há formas mais simples que podem ser usadas na própria caixa de pesquisas (a linha onde se entra o texto a ser pesquisado).

A mais simples – e provavelmente mais conhecida – é a “frase exata”. Vejamos um exemplo não muito bom mas extremamente oportuno (e sincero): digite na caixa as palavras “feliz” e “natal”, uma seguida à outra, sem aspas, e comande a pesquisa. Você receberá quase 5,7 milhões de resultados com ambas ou apenas uma das palavras. Agora repita o procedimento entrando com a expressão cercada por aspas: “feliz natal”. Isto faz com que o Google pesquise a frase exata, ou seja, as duas palavras seguidas e nesta ordem. O que elimina um milhão de resultados. Agora experimente entrar, com aspas e tudo, com a frase “de tudo, ao meu amor serei atento antes” e delicie-se com um dos mais belos sonetos da língua portuguesa.

Você pode misturar critérios. Por exemplo: vamos misturar “frase exata” com “incluir sítio”. Digamos que você se lembre de um artigo qualquer escrito por este velho colunista mencionando “memória virtual”. Se você entrar apenas com a expressão entre aspas, obterá 485 mil resultados, todas as ocorrências da expressão encontradas na Internet. Mas se lembrar que tudo que este escrevinhador produz permanece armazenado em seu sítio, acrescentará à expressão um espaço seguido de “site:www.bpiropo.com.br” (sem aspas), o que reduzirá o número de resultados apenas às 31 ocorrências da expressão nos arquivos do Sítio do Piropo. Evidentemente você pode também excluir sítios. Se você quiser saber tudo o que o Google indexou sobre o assunto menos aquilo que está contido no Sítio do Piropo, basta acrescentar, depois do espaço e antes da palavra “site”, um hífen ou sinal de subtração (-).

Também nas buscas do Google o asterisco (*) funciona como curinga. O que pode ser ideal quando você lembra apenas de uma parte da frase. Entre, por exemplo (mantendo as aspas), com “nem tudo o que reluz é *” e receba de volta mais de seis mil resultados dos quais, naturalmente, a maioria se refere a ouro (ou “oiro”, no português d’além mar).

Muitas das vezes em que se busca algo no Google deseja-se apenas descobrir do que se trata. Talvez uma palavra desconhecida ou uma expressão sobre cuja acepção pairam dúvidas. Tudo o que se deseja, portanto, é sua definição. Se é assim, use a palavra chave “define” sucedida pelo sinal gráfico de dois-pontos e pela expressão. Como vimos na outra coluna, entrar com “piropo” (sem aspas) produz mais de setecentos mil resultados. Mas se você pretende apenas saber o que significa a palavra, entre com “define: piropo” (sem aspas e com ou sem espaço entre o sinal de “dois-pontos” e a palavra a ser definida) e você encontrará apenas duas definições, além da citação de três frases relacionadas (todas referentes ao nome deste que vos escreve), além da possibilidade de descobrir o significado do vocábulo em alemão, espanhol e italiano, além do português (veja você, existe piropo em alemão e eu nem sabia...)

Hoje é dia de Natal. Que Papai Noel tenha lhe visitado prenhe de presentes e, sobretudo, que entre estes presentes você tenha encontrado os três mais importantes: paz, saúde e amor.

B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]