Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
12/02/2009
< Firefox, Internet Explorer e Outlook >

O programa Microsoft Outlook que integra o pacote de aplicativos Office, com sua lista de contatos, calendário, agenda de compromissos, lista de afazeres e anotações, tudo isto integrado aos demais aplicativos do pacote, é uma poderosa ferramenta de organização pessoal. O problema é que, até recentemente, era um programa pesado e complicado. O que fazia com que a maior parte dos usuários não corporativos que a ele recorriam o usassem quase exclusivamente como gerenciador de correio eletrônico. E, francamente, apenas para esta função a relação custo/benefício do programa não era das mais favoráveis: muito consumo de recursos computacionais só para gerenciar mensagens. O resultado é que a maioria dos usuários do Internet Explorer acabava mesmo recorrendo ao Outlook Express, fornecido gratuitamente com ele, por ser mais leve, mais simples e igualmente eficiente no que toca ao gerenciamento de correspondência eletrônica.
Mas acontece que as coisas estão mudando. Para começar, o Internet Explorer acaba de perder a liderança do mercado dos programas navegadores. Segundo a excelente página de estatísticas do W3Schools sobre programas navegadores encontrada em < http://www.w3schools.com/browsers/browsers_stats.asp >, em Janeiro de 2009 os usuários das versões 6, 7 e 8 do IE chegavam a 44,8% enquanto, pela primeira vez desde seu lançamento, o Firefox sozinho passou a ocupar a liderança com 45,5% do mercado. E, mais que isso: quem acompanhar as linhas de tendência das estatísticas mensais perceberá que o porcentual de usuários dos navegadores da MS vem caindo consistentemente enquanto o da tribo do Firefox aumenta devagar, porém inexoravelmente. Portanto, a não ser que o Internet Explorer 8 opere o milagre da reversão destas tendências, a liderança do Firefox tende a se consolidar, o que naturalmente arrastará para baixo o número de usuários do OE e provavelmente fará com que aumente o número de clientes de outros programas gerenciadores de correio, como o Thunderbird, “parceiro” do Firefox.
Por outro lado, a partir do Office 2007, o próprio MS Outlook melhorou bastante e muitos dos seus usuários o estão adotando para gerenciar, além do correio eletrônico, também compromissos pessoais, contatos e tarefas. Eu mesmo (e, por favor, não interpretem isto como uma tentativa de me insinuar como paradigma, muito pelo contrário: sou apenas mais um exemplo de um reles usuário doméstico que enfrenta as mesmas agruras de qualquer outro) adotei o Firefox há alguns meses como meu navegador padrão no Vista enquanto mantive, para fins de comparação, o Internet Explorer 8 no Windows 7, cuja versão beta tenho usado uma boa parte do tempo. Mas, para não descentralizar o gerenciamento de mensagens, mantive o correio eletrônico apenas na máquina com Vista, onde uso o MS Outlook – que se integra com minha agenda de contatos e compromissos, o que facilita um bocado minha vida.
Tudo isto vem a propósito de que? Bem, as razões são duas. A primeira é evidente: lembrar que as tendências no mercado de software mudam e usuários migram de um programa (ou sistema operacional) para outro. A segunda tem a ver com a escolha de temas para esta coluna. Eu os procuro escolher não em função deste ou aquele programa ser “melhor” ou “pior” que outro, mas de seu número de usuários. Se ajuda muita gente, então lá vai “dica”. Infelizmente o W3Schools não oferece estatísticas de uso de gerenciadores de correio eletrônico por usuários domésticos. Procurei na Internet, mas as fontes são escassas. Uma delas, que me pareceu confiável – embora desatualizada – foi o sítio da “Fingerprints” em < http://fingerprintapp.com/email-client-stats >. Que dá o MS Outlook na liderança tanto no mercado corporativo (33%) quanto no não corporativo (29%). Então, já a partir da semana que vem, de quando em vez teremos comentários para facilitar a vida dos usuários do MS Outlook.

B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]