Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
26/02/2009
< Reinstalando Vista >

Há alguns dias, depois de tentar todas as demais opções para fazer minha máquina de trabalho recuperar sua saúde misteriosamente perdida, decidi partir para a solução heróica: reinstalar Windows “por cima” da instalação antiga. A relutância se explica pelo fato de, embora não fosse a primeira vez que eu fazia isto, seria a primeira que faria com Vista. Então, mãos à obra.

Para quem não sabe do que se trata: instalar Windows “por cima” de uma instalação anterior significa rodar o programa de instalação do DVD original de Windows de dentro do próprio Windows, como se faz quando se instala um programa qualquer. Em tese, ao ser assim reinstalado, Windows substitui os arquivos de sistema pelos originais. Se tudo correr bem, ao final do processo você terá um Windows novo em folha sem perder um único arquivo de dados e sem precisar reinstalar e reconfigurar os demais programas.

Este procedimento costuma funcionar. Mas meu receio era justificado. Afinal, reinstalar o sistema é um processo delicado e qualquer coisa que não esteja “nos conformes” pode deitar tudo a perder. Neste caso há que se formatar o disco rígido (perdendo os arquivos de dados), reinstalar Windows a partir do zero e, depois, instalar e configurar todos os programas. Então, quem não tem cópia de segurança (“backup”) recente, é bom providenciar uma antes de tentar a reinstalação. E, se tentar sem ela e algo der errado, depois não venha dizer que seguiu os conselhos do Piropo e perdeu seus dados, já que os conselhos do Piropo partem do pressuposto que haja uma cópia de segurança disponível. Não havendo, o risco é seu.

Antes de qualquer outra coisa, você vai precisar da chave do produto (“product key”) de sua cópia (legal, naturalmente; se for pirata, melhor nem tentar reinstalar), que vem com o disco de instalação. Se porventura você já não dispõe dela, antes de reinstalar visite o sítio da Magical Jelly Bean em < http://www.magicaljellybean.com/ > e baixe a mais nova versão do programa “Keyfinder” (versões antigas não funcionam com Vista). Rode o programa e anote a chave do Windows que ele lhe fornecerá. Você precisará dela logo no início do processo.

Em seguida ponha o DVD original do Windows no acionador e rode o programa de instalação (autorize a execução de “setup.exe”). Quando se abrir a janela “Instalar o Windows”, clique em “Instalar agora”. Na próxima janela, se o micro estiver conectado à Internet, preferivelmente com uma conexão de alta taxa (“banda larga”), escolha “Conectar para obter as atualizações mais recentes...” (você terá que manter o micro conectado durante todo o procedimento mas economizará um bocado de tempo). Em seguida entre com a chave do produto, clique em avançar, aceite os termos da licença, novamente “Avançar” e agora, calma, muita calma nessa hora: neste ponto aparecerá uma janela perguntando se você deseja uma “Atualização” ou instalação “Personalizada”. Se você desejar manter seus programas e configurações, escolha “Atualização” (repito: cuidado; se escolher errado Windows fará uma instalação “limpa” e você não somente terá que reinstalar todos os seus programas como perderá todos os arquivos de dados). Siga as demais instruções nas telas e espere com calma que a instalação se complete.

E quando eu digo com calma, quero dizer com muita, mas muita calma mesmo, Porque dependendo da configuração de sua máquina, o processo pode demorar horas. Se for o caso, vá dormir e termine na manhã seguinte. E acorde disposto, porque depois de completar a instalação talvez você tenha que reinstalar alguns “drivers” (como, provavelmente, os dos dispositivos da placa-mãe), repetir o processo de atualização de Windows e verificar (e, quem sabe, alterar) umas tantas configurações. Portanto, tenha muita calma e disposição.

Como eu disse, o processo costuma funcionar. No meu caso, deu certo e a máquina voltou a ficar “nos trinques”. Mas, às vezes, falha. Neste caso, sugiro uma nova instalação de Vista, desta vez “limpa”, seguida da reinstalação dos programas e da restauração dos arquivos de dados da cópia de segurança. Porque você tinha uma cópia de segurança, não tinha?

Figura 1

B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]