Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
05/03/2009
< Período de validade da senha >

Algumas edições de Windows (especificamente: XP Professional e Vista Business e Ultimate) permitem que os usuários fixem o período de validade de suas senhas, após o qual deve trocá-la sob pena do sistema se recusar a efetuar o “logon”. Por padrão este valor é de 42 dias, mas pode ser alterado entre os limites de zero a 999 dias (fixar o valor em “zero” tem o mesmo efeito que marcar a caixa “A senha nunca expira” que será abordada adiante).

O objetivo, naturalmente, é aumentar a segurança. O que vem ao encontro da recomendação dos especialistas em segurança de dados (embora eu não conheça pessoalmente ninguém que o faça) de trocar regularmente cada senha em intervalos não maiores que 90 dias. O que acho inteiramente aceitável para uma senha. Ocorre, porém, que nos dias de hoje cada um de nós carrega no peito, ou na cabeça, ou anotada em algum lugar (por vezes, na parte de baixo do teclado...) algumas dezenas de senhas. Trocá-las regularmente requer muita imaginação, método e disciplina – ou um grau de paranoia próximo daquele em que uma consulta com um bom psiquiatra seria recomendável. Mas, seja lá como for, se alguém desejar que o sistema o obrigue a efetuar a troca, as edições citadas de Windows oferecem uma forma de fazê-lo.

Vale a pena? Depende do caso. Para usuários corporativos que conservam em seus discos rígidos dados altamente confidenciais da empresa, certamente que sim. Como também para cônjuges que compartilham o único micro com um consorte doentiamente ciumento (se bem que neste caso a providência pode gerar o efeito colateral indesejável de provocar a pergunta irrespondível: “meu bem, por que você troca tanto a sua senha?”). Então, a decisão de apelar ou não para este recurso fica por sua conta. A mim cabe apenas explicar como fazê-lo.

Para fixar (ou alterar) o prazo limite das senhas de usuário ajusta-se as “Diretivas de senha”. Chega-se a elas abrindo a janela “Ferramentas Administrativas” (Painel de Controle >> Sistema e Manutenção >> Ferramentas Administrativas) e clicando, em seu painel principal, na entrada “Diretiva de segurança local” para abrir a janela correspondente. Nela, clique em “Diretivas de conta” de seu painel esquerdo para expandir seu ramo e, nele, em “Diretivas de senha” para exibi-las no painel direito. Clique então na entrada “Tempo de vida máximo de senha” e ajuste o tempo desejado (em dias) na caixa “A senha expirará em:”. Caso seja sua intenção fazer com que as senhas de todos os usuários do grupo jamais expirem, ajuste o valor para zero – não se esquecendo de verificar se a entrada “Tempo de vida mínimo de senha”, logo abaixo, está ajustada para o mesmo valor (se você tentou e não conseguiu achar o caminho acima, lembre que apenas as edições de Windows citadas no primeiro parágrafo permitem o ajuste).

Honestamente, eu não creio que muita gente se disponha a se dar ao trabalho de alterar o ajuste acima. Já a existência de usuários que desejam – em alguns casos, ardentemente – efetuar o caminho oposto é bastante mais provável. São aqueles pobres coitados que, por algum descuido durante a criação de sua conta, tiveram seu período de validade habilitado e o pobre se vê apoquentado com a periódica imposição do sistema para que troque sua senha.

Se este é seu caso, não é preciso alterar o “Tempo de vida máximo de senha” dos demais usuários para resolver seu problema. Ajuste apenas a sua. Basta descobrir como. Então, vamos lá: na caixa “Iniciar pesquisa” do Vista (ou na janela “Executar” do XP) digite “lusrmgr.msc” (assim mesmo, porém sem aspas; o primeiro caractere é um “L” minúsculo) e tecle ENTER. Isto abrirá a janela “Usuários e grupos locais”. Execute um clique duplo na entrada “Usuários” do painel esquerdo para exibir a lista de usuários no painel central e clique sobre a entrada correspondente à sua conta para abrir sua janela “Propriedades”. Isto feito, basta marcar a caixa “A senha nunca expira” e sair clicando em OK. Pronto. Agora o sistema lhe deixará em paz com sua senha pelo tempo que você desejar.

Clique apra ampliar...
Figura 1 - Clique para ampliar

B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]